Topo

Corinthians bate River-PI sem dificuldades e se classifica na Copinha

Reginaldo, lateral e capitão do time do Corinthians na Copinha - Reprodução/Twitter
Reginaldo, lateral e capitão do time do Corinthians na Copinha Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2022 23h38

Sem muito esforço, o Corinthians derrotou o River-PI por 2 a 0 na noite de hoje (7), com gols de Felipe Augusto, aos 24 do primeiro tempo, e Varanda, aos 11 do segundo. O triunfo no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, garantiu a classificação da equipe já na segunda rodada do Grupo 15 da Copinha.

Além disso, o Alvinegro chega na última rodada da chave precisando apenas de um empate contra o São José para assegurar a liderança da chave. A partida acontece no mesmo local, nesta segunda (10), às 20h.

Controle total

Mesmo sofrendo com erros nos passes, o Corinthians dominou completamente o Tricolor desde o início do confronto. O River-PI tentou pressionar e forçar erros de passe, contudo não conseguiu produzir.

O gol veio aos 24 minutos, com Felipe Augusto. Giovane fez um belo corta-luz após o passe de Mandaca e desmontou todo setor defensivo do Galo. O centroavante do Corinthians recebeu a bola centralizada próximo da entrada da área e esperou a saída do goleiro para tocar para o fundo da rede.

A vantagem no placar deixou o Alvinegro ainda mais confortável em campo. Mesmo sem forçar, o Timão manteve a posse de bola ofensiva e o goleiro Alan Gobetti quase virou um espectador do duelo.

Varanda só precisa de um minuto para marcar

De volta ao sub-20 depois de passar pelo profissional, o atacante Rodrigo Varanda entrou em campo aos 10 minutos e já balançou a rede logo em seguida. Felipe desviou a cobrança de escanteio de Reginaldo e a bola ficou fácil para o atacante ainda ajeitar na coxa antes de fazer o segundo tento do Corinthians.

Depois disso, o Corinthians tirou, de vez, o pé do acelerador. O confronto ficou muito morno nos minutos finais, pois o River-PI não demonstrava ter qualquer força para buscar, ao menos, diminuir a desvantagem no marcador. Aos 39, o Timão fez quatro mudanças de uma só vez e a jovem promessa Pedro, outro jogador de 15 anos a atuar na Copinha, teve sua chance. Aos 45, Biro ainda acertou a trave no último grande lance do jogo.

Guilherme Biro ganha espaço

O técnico Diogo Siston mudou a formação do meio-campo do clube do Parque São Jorge. O comandante sacou Riquelme, titular na vitória por 2 a 1 sobre o Resende na estreia, e colocou Guilherme Biro, variando as posições no setor. A opção do treinador surtiu efeito e Biro foi o principal articulador das jogadas, especialmente nos primeiros 45 minutos.

Com isso, o Timão teve em campo: Alan Gobetti; Léo Mana (Danilo Marcos), Alemão, Robert Renan e Reginaldo; Luís Mandaca (Vitor), Guilherme Biro, Matheus Araújo (Arthur Sousa) e Keven Vinícius (Riquelme); Giovane (Rodrigo Varanda) e Felipe Augusto (Pedro).

Sem problemas desta vez, torcida volta a comparecer em bom número

Diferentemente do que aconteceu na primeira rodada, quando teve problemas para entrar no Martins Pereira, a torcida corintiana chegou facilmente nas arquibancadas e voltou a comparecer em grande número. Os 8.100 torcedores presentes fizeram uma bela festa, empurrando os jovens atletas do clube durante os 90 minutos.

Como fica o grupo

Enquanto o Corinthians, com seis pontos, já está assegurado no mata-mata do torneio, as outras três equipes seguem com chances de avançar. Vice-líder com três pontos, o Resende precisa apenas vencer o River-PI na segunda (10), às 17h45, para se classificar. Se empatar, só fica fora caso o São José aplique uma goleada no Alvinegro.

O time do Piauí somou um ponto até o momento e, se quiser sonhar com a segunda fase, precisa vencer e ainda torcer contra o São José, que tem a mesma pontuação. Os donos da casa, no entanto, para avançar, precisam vencer o Timão, torcer por um empate entre Resende e River-PI ou por uma vitória do clube nordestino, e ainda tirar a diferença do saldo de gols.