Topo

Internacional

Medina fala em otimizar tempo para implantar estilo e elogia grupo do Inter

Emilio Papaléo Zin, Alessandro Barcellos, Alexander Medina e Paulo Bracks, técnico e dirigentes do Inter, no Beira-Rio - Ricardo Duarte/Inter
Emilio Papaléo Zin, Alessandro Barcellos, Alexander Medina e Paulo Bracks, técnico e dirigentes do Inter, no Beira-Rio Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/01/2022 12h08

Apresentado como técnico do Inter, Alexander Medina concedeu sua primeira entrevista coletiva e falou sobre otimizar o tempo para implantar seu estilo de jogo. Hoje (7), o treinador aproveitou o contato com a imprensa para elogiar o grupo de atletas que tem à disposição, ainda que tenha citado que trabalha junto ao clube na busca por reforços.

"Os treinadores têm diferentes ferramentas para convencer o jogador. Trabalho de campo, vídeos, conversas táticas, técnicas para rapidamente apresentar a eles uma forma de jogar. Temos que otimizar o tempo que temos, que não é muito. Será importante que, desde o primeiro dia, os jogadores visualizem e já projetem a forma de jogar que o queremos implementar. Para ganhar tempo. Obviamente que o futebol aqui, como em todos os lugares, precisa de resultado. Mas é um processo que faremos desde o primeiro dia, e para isso estamos montando um sistema de treino, para que possamos ganhar tempo e que o jogador já comece a ver a forma de jogar desde os primeiros dias", disse o técnico.

"Temos que chegar por diferentes formas para mostrar aos jogadores como queremos que o time jogue, diferentes formas de agir em campo. Temos que otimizar o tempo para que nos primeiros treinamentos os jogadores já vejam nosso estilo, nosso modelo de jogo, nossa forma de trabalhar. É fundamental para o que vai vir. É importantíssimo que tenhamos claros os conceitos de jogo e a função de cada um", completou.

Medina assinou vínculo com Inter até o fim do ano com renovação a partir de resultados. Seu trabalho é repleto de expectativa após as boas campanhas por Nacional, do Uruguai, e Talleres, da Argentina.

No Brasil, conviverá com uma rotina de calendário apertado, muitos jogos e deslocamento longos. Por isso, ganhar tempo se faz ainda mais importante.

"Sabemos que no Brasil há muitos jogos e poucos dias de recuperação. Por isso, queremos um plantel mais amplo, ter jogadores competitivos em todas as posições. Depois, vamos tratar de otimizar também a recuperação entre as partidas. Vamos dotar o time de conhecimento sobre cada jogo, vamos ser detalhistas. Cada jogo terá seus problemas e temos que agir de acordo com a necessidade de cada partida para potencializar nossas virtudes e diminuir nossas carências. O plano de jogo é fundamental. Queremos assimilar o que tivermos de tempo de trabalho para montar times que se assemelhem a nossa forma de sentir e pensar futebol", disse.

Sobre o elenco, Medina ressaltou que ainda há busca por reforços. O Inter anunciou a chegada de Wesley Moraes, está acertado com Liziero e Nikão, e ainda deve receber D'Alessandro. Mas também busca um lateral direito e possivelmente outro volante e atacante de lado.

"Cada vez que chegamos a uma instituição, analisamos a característica do time, o que para nós está bem e que estamos completos em algumas posições, e também o que temos que acrescentar. Estamos trabalhando nisso. De trazer jogadores em algumas posições que sabemos que o time necessita, de ampliar a competição interna também, necessitamos que os jogadores trabalhem duramente para ganhar seu lugar. Há muitos jogos pela frente, a temporada é longa e precisaremos de um plantel amplo e competitivo. Mas, acima de tudo, em linhas gerais, estamos felizes com o elenco do dia a dia, mas ainda trabalhando para somar características", finalizou.

Internacional