Contrato do Grêmio com Benítez tem cláusula que obriga compra de direitos
Anunciado pelo Grêmio no último dia 5, Benítez chega ao Tricolor por empréstimo de um ano. Porém, seu contrato possui uma cláusula de participação que obriga a compra dos direitos em caso de utilização frequente.
O executivo de futebol gremista, Diego Cerri, explicou que no vínculo assinado com o argentino, há a imposição da aquisição dos direitos dele, que pertencem ao Independiente (ARG), em caso dele estar em campo por mais de 45 minutos em ao menos 60% dos jogos do Tricolor na temporada.
"É um empréstimo com obrigação de compra se ele atingir [essa marca] em 2022. Existe, ainda, uma opção de compra, que é exclusivamente do Grêmio", disse.
Nesse caso, a opção não traz nenhum gatilho obrigatório. Se Benítez não jogar o percentual estabelecido, o Tricolor pode ainda assim optar por adquirir seus direitos, com prioridade.
"Queremos um time que jogue bola, que seja protagonista, que encare os adversários de frente, demonstre intensidade e garra ao torcedor. Que a combinação de peças em campo deixe o time intenso. Um ou outro jogador podem ter mais qualidade técnica e características diferentes, um pouco menos de intensidade, mas nosso treinador vai ter a inteligência de saber usar as peças da melhor maneira para que a equipe transmita essa competitividade neste ano", disse Cerri.
Considerando apenas a participação, e não o tempo de jogo como imposto no contrato com Grêmio, Benítez disputou exatamente 60% do total de jogos do São Paulo na temporada passada. Foram 42 partidas de 70 realizadas. Já em 2020, ele disputou 33 dos 61 jogos disputados pelo Vasco, totalizando 54%. Criativo, talentoso, o meia argentino tem enfrentado dúvidas justamente sobre sua durabilidade.
"Hoje a realidade do clube é que temos que ser capazes de formar um time bom e competitivo, de qualidade, intenso, e que vá buscar os resultados com as condições que temos hoje. Não temos como comprar direitos de atletas. Estamos usando a criatividade, fazendo uma leitura de mercado. Estamos buscando jogadores com um perfil interessante e que não tenham custo elevado porque não temos dinheiro para grandes investimentos", disse o dirigente.
Além de Benítez, o Grêmio já anunciou o atacante Janderson, os laterais Orejuela e Nicolas, o zagueiro Bruno Alves e a renovação de contrato com Diego Souza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.