Topo

Grêmio

Contrato do Grêmio com Benítez tem cláusula que obriga compra de direitos

Benítez foi contratado pelo Grêmio por empréstimo, mas compra pode ser obrigatória - Pedro H. Tesch/AGIF
Benítez foi contratado pelo Grêmio por empréstimo, mas compra pode ser obrigatória Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/01/2022 04h00

Anunciado pelo Grêmio no último dia 5, Benítez chega ao Tricolor por empréstimo de um ano. Porém, seu contrato possui uma cláusula de participação que obriga a compra dos direitos em caso de utilização frequente.

O executivo de futebol gremista, Diego Cerri, explicou que no vínculo assinado com o argentino, há a imposição da aquisição dos direitos dele, que pertencem ao Independiente (ARG), em caso dele estar em campo por mais de 45 minutos em ao menos 60% dos jogos do Tricolor na temporada.

"É um empréstimo com obrigação de compra se ele atingir [essa marca] em 2022. Existe, ainda, uma opção de compra, que é exclusivamente do Grêmio", disse.

Nesse caso, a opção não traz nenhum gatilho obrigatório. Se Benítez não jogar o percentual estabelecido, o Tricolor pode ainda assim optar por adquirir seus direitos, com prioridade.

"Queremos um time que jogue bola, que seja protagonista, que encare os adversários de frente, demonstre intensidade e garra ao torcedor. Que a combinação de peças em campo deixe o time intenso. Um ou outro jogador podem ter mais qualidade técnica e características diferentes, um pouco menos de intensidade, mas nosso treinador vai ter a inteligência de saber usar as peças da melhor maneira para que a equipe transmita essa competitividade neste ano", disse Cerri.

Considerando apenas a participação, e não o tempo de jogo como imposto no contrato com Grêmio, Benítez disputou exatamente 60% do total de jogos do São Paulo na temporada passada. Foram 42 partidas de 70 realizadas. Já em 2020, ele disputou 33 dos 61 jogos disputados pelo Vasco, totalizando 54%. Criativo, talentoso, o meia argentino tem enfrentado dúvidas justamente sobre sua durabilidade.

"Hoje a realidade do clube é que temos que ser capazes de formar um time bom e competitivo, de qualidade, intenso, e que vá buscar os resultados com as condições que temos hoje. Não temos como comprar direitos de atletas. Estamos usando a criatividade, fazendo uma leitura de mercado. Estamos buscando jogadores com um perfil interessante e que não tenham custo elevado porque não temos dinheiro para grandes investimentos", disse o dirigente.

Além de Benítez, o Grêmio já anunciou o atacante Janderson, os laterais Orejuela e Nicolas, o zagueiro Bruno Alves e a renovação de contrato com Diego Souza.

Grêmio