Topo

Cruzeiro

Depois de Fábio, Cruzeiro tem mais um ídolo que vive últimos dias no clube

Henrique ergue taça de campeão da Copa do Brasil de 2018 - Marcello Zambrana/AGIF
Henrique ergue taça de campeão da Copa do Brasil de 2018 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

08/01/2022 04h00

Poucos jogadores têm uma história tão bonita como tem Henrique no Cruzeiro. O volante soma 524 jogos com a camisa estrelada, é o oitavo jogador que mais vezes atuou pelo clube. Construiu um currículo repleto de conquistas, inclusive como capitão em algumas delas. Mas a história que começou em 2008 está muito próxima de um ponto final.

Sem atuar pela Raposa desde outubro de 2020, Henrique dificilmente jogará novamente pelo time. O contrato do jogador se encerrou no fim do ano passado, mas, como ele se recuperar de uma lesão no joelho direito, o vínculo será prolongado até que ele tenha condições de jogo. No entanto, Henrique não faz parte dos planos da atual gestão cruzeirense.

Sem considerar o veterano volante de 36 anos, o Cruzeiro já conta com outros sete jogadores para a posição: Adriano, Lucas Ventura, Rômulo, Matheus Neris, Machado, Pedro Castro e Willian Oliveira, que ainda não foi anunciado.

Henrique chegou ao Cruzeiro em 2008, por indicação do então técnico Adilson Batista. Foram três anos e meio na Toca da Raposa, até ser negociado com o Santos. O retorno a Belo Horizonte aconteceu em 2013 e foi a partir daí que ele conquistou os principais títulos com a camisa celeste. Duas vezes o Campeonato Brasileiro, em 2013 e 2014, e duas vezes a Copa do Brasil, em 2017 e 2018.

Então um dos grandes ídolos da torcida, Henrique viu se prestígio diminuir bastante entre os cruzeirenses a partir de 2019, com a campanha ruim no Brasileirão, que culminou com o rebaixamento da equipe. Desde então, o dono da camisa 8 não conseguiu se reencontrar dentro de campo. Teve uma rápida passagem pelo Fluminense, no primeiro semestre do ano passando, antes de retornar ao Cruzeiro.

Mas Henrique não entrou em campo. No fim de junho ele sofreu um acidente de carro e ficou um longo período afastado. Na volta aos treinamentos, o volante teve uma lesão no menisco do joelho direito. Foram três cirurgias desde então, em outubro de 2020, em fevereiro de 2021 e em julho do ano passado. O jogador já está na reta final de recuperação e, apesar do desejo de jogar até dezembro e encerrar a carreira no Cruzeiro, ele não faz parte dos planos.

Cruzeiro