Topo

La Liga - 2021/2022

Dani Alves joga bem e dá assistência; Barça leva empate no fim do jogo

Daniel Alves em ação pelo Barcelona contra o Granada - Fran Santiago/Getty Images
Daniel Alves em ação pelo Barcelona contra o Granada Imagem: Fran Santiago/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

08/01/2022 16h31

O Barcelona visitou hoje o Granada defendendo uma sequência de cinco jogos de invencibilidade e buscando entrar no G4 do Campeonato Espanhol. O objetivo do Granada, por sua vez, era se distanciar mais ainda da zona de rebaixamento e manter a sequência de seis jogos sem derrota no campeonato e o empate não resolveu a vida de nenhum dos times.

O Barcelona teve o controle e cadenciou muito do jogo, mas foi estéril e previsível no ataque, sempre buscando as pontas para fazer um cruzamento na área. Diante disso, o Granada não teve muitas dificuldades para se defender e deixar o jogo morno no meio-campo, vez ou outra tentando uma escapada pelo lado defendido por Dani Alves, que fez uma bela partida tanto na defesa quanto no ataque.

O gol anulado e o gol válido

A única boa chance do primeiro tempo foi do Barcelona e terminou em gol depois de um cruzamento de Gavi para de De Jong aos 7 minutos, mas a jogada foi anulada corretamente por conta de um impedimento prévio. No segundo tempo, aos 12 minutos, Daniel Alves deu um belo cruzamento da intermediária ofensiva e Luuk de Jong fez mais um gol de cabeça, dessa vez sem irregularidades.

Dani Alves bem no jogo

O veterano Daniel Alves fez uma boa partida contra o Granada. Além da bela assistência para De Jong, o lateral-direito foi muito consistente na defesa, recuperando muitas vezes a bola, e ajudou bastante o time na construção de jogadas pela direita.

O balde de água fria

O Barcelona, com um a menos após a expulsão de Gavi pelo segundo cartão amarelo, recuou demais e sofreu muita pressão do Granada, que conseguiu o empate após um escanteio e muito bate-rebate na área, que terminou com Antonio Puertas definindo a jogada. Com o resultado igual, o Barcelona desperdiça a chance de assumir a terceira colocação e fica estagnado na sexta posição. O Granada, por sua vez, com o gol milagroso no último minuto, ganha uma posição e fica em 12°.

Desfalques e retornos no Barça

O Barcelona tem oito desfalques para o jogo de hoje contra o Granada, sendo muitos deles frequentemente utilizados pelo técnico Xavi, como Ansu Fati, Sergi Roberto, Pedri, Araujo e Frenkie de Jong. Braithwaite e Demir também estão fora, assim como o recém-contratado Ferran Torres.

Em contrapartida, a grande estrela do time, Memphis Depay e um dos jogadores mais promissores da equipe, Gavi, estão de volta, assim como Abde, Dest e Balde.

Bastidores pegando fogo

O Barcelona vem tomando diversas medidas para sanear as questões financeiras do clube, que são muito preocupantes, entre elas, o empréstimo de Philippe Coutinho ao Aston Villa, mas a última notícia que roubou a cena no clube foi o vazamento dos salários dos jogadores, que esquentou o clima entre o clube e a imprensa.

Últimos cinco jogos entre os times

20/09/21 (LIGA) Barcelona 1-1 Granada;
29/04/21 (LIGA) Barcelona 1-2 Granada;
03/02/21 (COPA) Granada 3-5 Barcelona;
09/01/21 (LIGA) Granada 0- 4 Barcelona;
19/01/20 (LIGA) Barcelona 1-0 Granada.

"El Clasico" decisivo na próxima partida

A próxima partida do Barcelona é justamente o "el clasico" contra o Real Madrid, válido pela semifinal da Supercopa da Espanha e disputado na Arábia Saudita no próximo dia 12. Na sequência, o Barcelona visita o Athletic Bilbao, dia 19, pelas oitavas de final da Copa do Rei. O próximo jogo do Granada será fora de casa, pelo Campeonato Espanhol, contra o Getafe.

FICHA TÉCNICA Granada 1x1 Barcelona


Competição: Campeonato Espanhol
Data: 08/01/2022
Hora: 14h30 (de Brasília)
Local: Nuevo Los Cármenes, em Granada (ESP)
Cartões amarelos: Gavi (2), Lenglet, Piqué e Depay (BAR); Gonalons (GRA).
Cartão vermelho: Gavi (BAR).
Gol do Barcelona: Luuk de Jong, aos 12 minutos do segundo tempo. Antonio Puertas, aos 45 do segundo tempo.
Granada: Maximiano; Quini (Carlos Bacca), Víctor Díaz (Domingos Duarte), Torrente e Neva (Escudero); Gonalons (Montoro), Milla, Puertas e Machís (Collado); Suárez e Molina. Técnico: Robert Moreno.
Barcelona: Ter Stegen; Dani Alves, Piqué, Eric García (Lenglet) e Jordi Alba; Busquets, Nico e Gavi; Dembélé (Álvaro Sanz), De Jong (Depay) e Jutglà (Abde). Técnico: Xavi Hernández.