Topo

Reuniões, aparelhos novos e elogios ao Ninho: 1º dia de Paulo Sousa no Fla

Paulo Sousa posa no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Paulo Sousa posa no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/01/2022 04h00

Do desembarque no aeroporto até a ida ao hotel, o técnico Paulo Sousa recebeu uma camisa do Flamengo, tomou um café com dirigentes e não demorou para rumar ao Ninho do Urubu.

Em seu primeiro dia no novo clube, o português foi ciceroneado por Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e por Bruno Spindel, diretor-executivo, e ficou impressionado com o que viu no centro de treinamento. Sousa, que já havia elogiado as instalações à distância, confidenciou que a estrutura é melhor do que esperava. Ao entrar em sua nova sala, não escondeu o espanto com as dimensões do espaço. "Top", disse ele.

Após breve papo com Gabigol, o rubro-negro elogiou a academia destinada aos jogadores e ficou feliz ao descobrir que um dos campos do CT tem iluminação, o que permite a realização de treinos sem a preocupação de horário.

Gabigol e Paulo Sousa se encontram no CT do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Gabigol e Paulo Sousa se encontram no CT do Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

"Dentro da carreira de um técnico, estas possibilidades não acontecem muitas vezes. Fui sempre vivendo o Flamengo, mesmo quando era jogador. Quanto se tem a chance de representar um clube desta grandeza, fico muito contente de estar neste projeto", disse ele à "FlaTV".

Nestes primeiros contatos, o comandante se reuniu com integrantes dos departamentos médico, de análise e, claro, de futebol, dentre outros setores. Ele foi municiado com relatórios relativos à performance e chamou a atenção pelo estilo detalhista. Em todas as áreas, Sousa pediu divisão clara de tarefas e foco na execução das mesmas.

No embalo do novo treinador, o Fla acelerou a compra de duas novas tecnologias, que já eram alvo do desejo do departamento médico do clube, mas que também foram pedidos pelos preparadores físicos de Sousa. O Rubro-negro já encomendou o WIMU, uma nova geração de GPS que permite monitoramento de dados simultâneos no campo e na academia, e o TMG, um aparelho que ajuda na avaliação do potencial de contração muscular.

"A qualidade não é sinônimo de vitórias e temos que trabalhar mais do que os outros para que a qualidade sobressaia. Na segunda, os jogadores precisam já ter tudo muito bem planejado", completou.

Entusiasmado com o novo desafio, Paulo Sousa vai bater ponto no Ninho mais uma vez. Hoje (8), o técnico segue com o trabalho com os integrantes de sua comissão técnica e espera avançar no planejamento da temporada.

Paulo Sousa conhece o vestiário do Ninho do Urubu, CT do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Paulo Sousa conhece o vestiário do Ninho do Urubu, CT do Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Na segunda (10), o elenco se reapresenta e o português será oficialmente apresentado pelo clube. Uma nova era já começou no Ninho do Urubu.