Novo goleiro do Vasco manterá em 2022 máscara feita por dentista do Galo
Em tempos de máscaras por conta da pandemia da covid-19, o Vasco terá seu mascarado também dentro de campo, embora por outros motivos médicos. Contratado este ano para ser o camisa 1 da equipe na temporada, o goleiro Thiago Rodrigues seguirá utilizando seu protetor facial em 2022 assim como fez em boa parte do ano passado pelo CSA.
No final de março de 2021, o arqueiro sofreu uma pancada no rosto —em partida contra o Ceará pela Copa do Nordeste— que o fez fraturar ossos da testa, órbita e nariz. Inicialmente, a ideia era que ele passasse por uma cirurgia, algo que, posteriormente, não se fez necessário.
Thiago Rodrigues se recuperou a tempo de estar em campo na decisão do Campeonato Alagoano contra o rival CRB e pegou dois pênaltis, ajudando diretamente no título estadual. Na ocasião, utilizou o protetor facial que o acompanha desde então em jogos e treinos.
"Tive um lance no ano passado que foi muito difícil. Fui acertado por um colega de trabalho na testa, um adversário, e fraturei o olho e o nariz. Optamos, dentro de um consenso médico, a não operar. E para jogar as finais era necessário usar a máscara, que uso até hoje. Valeu a pena o sacrifício, pois defendi dois pênaltis", se recordou o goleiro, complementando sobra a temporada de 2022:
"Não é nem porque eu quero, mas pelo que os médicos pedem e observam, será necessário que eu utilize a máscara também este ano".
Protetor de alta tecnologia foi desenvolvido por dentista do Atlético-MG
O protetor facial utilizado em campo por Thiago Rodrigues foi desenvolvido pelo dentista Marcelo Lasmar, do Atlético-MG, que é primo do médico do Galo e da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar. O trabalho foi feito em conjunto com o cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa e o dentista radiologista, Vinícius Machado.
![Protetor de Thiago Rodrigues é feito em impressão 3D, fibra de carbono e Etileno Acetato de Vinila (EVA) - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/fe/2022/01/11/protetor-de-thiago-rodrigues-e-feito-em-impressao-3d-fibra-de-carbono-e-etileno-acetato-de-vinila-eva-1641936464744_v2_450x450.jpg)
O utensílio foi produzido com alta tecnologia. Na parte interna, por exemplo, o material usado foi o Etileno Acetato de Vinila (EVA), que é um polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d'água. Já a parte interna foi feita com fibra de carbono e resina epóxi, tudo baseado na impressão 3D da face do goleiro, o que lhe garante um produto que molda o rosto do arqueiro e proporciona mais conforto.
"Eu coloco no rosto e nem sinto", disse Thiago após sua entrevista coletiva de apresentação no Vasco ontem (11), no CT Moacyr Barbosa.
O cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa destacou que a tecnologia empregada é a mesma dos protetores feitos para os jogadores dos grandes clubes da Europa.
"Utilizamos o que há de mais moderno no mundo dentro da odontologia esportiva para que o mesmo pudesse voltar aos jogos rapidamente e com segurança. A tecnologia utilizada é a mesma desenvolvida para jogadores dos clubes europeus como Real Madri e Barcelona por exemplo", declarou o profissional em uma postagem em sua conta no Instagram.
Estatísticas levaram Vasco a contratar o goleiro
![Goleiro Thiago Rodrigues foi apresentado oficialmente pelo Vasco em coletiva no CT Moacyr Barbosa - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/ab/2022/01/11/goleiro-thiago-rodrigues-foi-apresentado-oficialmente-pelo-vasco-em-coletiva-no-ct-moacyr-barbosa-1641937413027_v2_750x421.jpg)
Thiago Rodrigues, de 33 anos, chega ao Vasco com status de titular. Algo que foi fundamental para sua contratação, segundo apuração do UOL Esporte, foram as estatísticas do goleiro, considerado o melhor de sua posição em 2021 — entre as Séries A e B — na média dos fundamentos.
"O futebol, hoje em dia, é muito pautado por números. Em termos de estáticas, tive as melhores notas das séries A e B. É um grande feito individual e que me credencia a ter essa responsabilidade que é vestir a camisa do Vasco", destacou o goleiro.
Além de Thiago Rodrigues, o Vasco tem disponível para a meta em 2022 os jovens Lucão, Alexsander e Halls, todos revelados nas divisões de base do clube.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.