Cristiano Ronaldo quer jogar até os 40 e cita diferença para Brady e LeBron
Prestes a completar 37 anos, no dia 5 de fevereiro, Cristiano Ronaldo pretende continuar jogando em alto nível por mais algumas temporadas. O craque português tem como meta atuar até depois dos 40 anos e explicou o que o diferencia de ícones longevos de outras modalidades, como Tom Brady e LeBron James.
"Em outros esportes é diferente. Não há, na minha opinião, tanta sobrecarga como no futebol. Eles [Brady e James] também têm um período maior de recuperação, costumam ter três meses de férias", avaliou, em entrevista à ESPN Brasil.
O atacante do Manchester United afirmou ainda que a longevidade tem sido um "fator crucial" em sua carreira. "Me sinto como se tivesse 30 anos. Cuido bastante do meu corpo e da minha mente. Foi algo que aprendi nos últimos anos: depois dos 33, o corpo vai continuar a te respeitar quando precisar dele, mas a batalha mais dura é mental", revelou.
Antes de pensar nos próximos passos, no entanto, ele prefere focar no presente com o clube inglês. "Estou feliz, quero continuar aqui, ver no que vai dar. Se chego aos 40 anos jogando, 41, 42... Mas o mais importante é desfrutar o momento", conta.
Para o atleta, 'adaptação' é a palavra-chave para os profissionais do futebol seguirem atuando com o passar dos anos. "Eu consegui ter esse equilíbrio, saber adaptar cada idade a uma nova filosofia de jogo, do seu corpo, da sua mente", explicou. "Me sinto orgulhoso por as pessoas continuarem a dizer que o Cristiano, com 37, 38 anos, continua a manter o nível", acrescentou.
"Isso não é para todos", pontuou. O português enfatizou que manter a excelência é fruto da dedicação de muitas horas para "estar aqui competindo com essa molecada de 20 anos". "Por isso, sinto orgulho e quero continuar", concluiu. Além disso, Cristiano Ronaldo também falou sobre a possibilidade de jogar no Brasil: "No futebol, tudo é possível."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.