Em seus primeiros dias como técnico do Flamengo, Paulo Sousa já deixou uma boa impressão. O português adotou uma linha dura, com medidas rígidas de disciplina aos jogadores, e deixou claro em sua apresentação que exigirá um trabalho intenso dos atletas. O discurso agradou à cúpula rubro-negra, que estava convencida da necessidade de mudanças após o melancólico fim de temporada.
Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Mengão, os jornalistas Renato Maurício Prado e André Rocha elogiaram o novo treinador e compararam as falas dele às de Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei (mais recentemente a masculina e anteriormente a feminina) conhecido pela obsessão nos treinos, exigência de qualidade e trabalhos intensos.
- De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:
"Vejo muito do Bernardinho na entrevista dele. Adorei a frase: 'Qualidade só não basta; precisamos trabalhar mais do que os outros'. É puro suco de Bernardinho", destacou Renato.
Rocha teve a mesma percepção e, na opinião dele, o Flamengo precisava de algo nessa linha. "O Paulo Sousa veio com um discurso 100% Bernardinho. O Brasil havia acabado de ganhar uma Liga Mundial ou uma Olimpíada e, no dia seguinte, ele estava dando treino igual um maluco. Talvez o Paulo Sousa não seja assim tão obsessivo, mas deixou claro que só o talento não vai vencer. Precisará do trabalho também. Como o time vem de uma temporada sem títulos, isso será um fator que favorecerá uma melhor assimilação dos jogadores", comentou o colunista do UOL.
Para Renato, o time rubro-negro tem boas chances de retomar a ideia de jogo deixada por Jorge Jesus. "Vi algo que me deixou satisfeito: o Paulo Sousa insistindo no posicionamento no campo na hora de receber a bola. Isso foi uma das coisas que o Jorge Jesus fez e acabou se perdendo. Com Jesus, os jogadores passaram a atuar de perfil, por assim dizer, na hora de receber a bola. Já estava virado para frente e tinha uma noção do adversário. Isso se perdeu por dois anos. Vi o Paulo Sousa fazer isso no treinamento e acho muito importante", ressaltou.
Para Rocha, o treinador tem dois elementos que lhe permitem trabalhar com um pouco mais de calma na Gávea. "O Paulo Sousa tem dois aliados nesse momento, mas que podem se virar contra ele. O primeiro é a questão da negociação, que obriga o [Rodolfo] Landim [presidente] e o [Marcos] Braz [vice-presidente de futebol] a dar respaldo a ele. Não vai poder entrar nessa linha maluca de mandá-lo embora depois de dois resultados ruins, até porque vai ser um atestado de incompetência deles. O segundo é o fracasso de 2021, o grande aliado do Paulo Sousa. Aquela imagem de que o Flamengo poderia vencer apenas com o talento dos seus jogadores sem precisar de tanto trabalho ficou clara que não dá", avaliou.
As mudanças promovidas por Paulo Sousa logo de início já mostraram que havia muitas coisas erradas no Flamengo no ano passado, na visão de Rocha. "Na entrevista coletiva, ele falou da saída de bola precária do Flamengo e teria que melhorar muito. Seria uma coisa que ele iria focar já no primeiro treinamento. A coletiva dele foi muito rica em termos de informação e, logo de cara, falando em compromisso e treino invisível, que é obrigação do jogador profissional que tem salário de seis, sete dígitos. É alimentação, repouso... Para dar enfoque nisso nas primeiras declarações, é porque alguém lhe falou que foi tudo meio zoneado em 2021", apontou.
Com uma reformulação deste tipo, Renato pediu calma antes de cobrar Paulo Sousa por um bom desempenho da equipe logo nas primeiras partidas. "Claro que tem que ter paciência, ainda mais porque os primeiros resultados, quando há uma modificação forte nos métodos de treinamento, podem demorar um pouco para vir. Estou muito curioso", completou o colunista do UOL.
Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na quarta-feira (19), com a análise das principais novidades do clube. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.