Artilheiro da Copinha retorna ao profissional do Vasco com outro status
O título não veio, mas não se pode negar que para Figueiredo, de apenas 20 anos, a Copa São Paulo valeu muito a pena. O atacante é o atual artilheiro isolado da competição com oito gols, fez um dos gols mais bonitos do torneio e agora retorna ao profissional do Vasco com um outro status.
Figueiredo foi um dos jovens lançados "na fogueira" da Série B do ano passado, onde com uma campanha bastante frustrante, o time ficou longe de conseguir o esperado acesso.
No total da temporada, o jogador participou de 30 partidas, mas em apenas cinco como titular. Como não fez nenhum gol, Figueiredo despertou desconfiança de parte da torcida, e o clube achou por bem que ele voltasse para o sub-20 e disputasse a Copinha, onde assumiu a braçadeira de capitão e se destacou.
Como já esperado, o Vasco confirmou ontem (18) seu regresso ao elenco profissional que já iniciou a pré-temporada sob o comando do técnico Zé Ricardo. Além dele, serão observados o também atacante Vinícius, o lateral direito JP Galvão (que também atua como volante) e os zagueiros Pimentel e Zé Vitor. Figueiredo, Vinícius e JP Galvão já "estouraram" a idade do sub-20.
Após a eliminação para o São Paulo nas oitavas de final por 4 a 2 - onde fez um gol de placa - Figueiredo se despediu da categoria enaltecendo o grupo que disputou a Copinha:
"Meu último jogo pelo sub-20. Não foi da maneira que eu esperava, mas tenho certeza que me doei ao máximo pra ajudar a todo o grupo. Que rapaziada incrível, jogadores e comissão. Todos lutaram muito desde o primeiro dia de preparação no Rio. Abdicamos de muitas coisas, ficamos longe das nossas famílias em prol do objetivo, mas infelizmente não saímos com a classificação. Deus sabe de todas as coisas, ele tem um propósito na vida de cada um de nós e só estamos vivendo o processo, que não é fácil", declarou na postagem, complementando:
"Desejo muito sucesso na caminhada de cada um deste grupo maravilhoso. A luta continua. Vamo que vamo (sic)".
Figueiredo atuou fora de posição no profissional
Algo que, para muitos, contribuiu para Figueiredo ter uma primeira passagem sem brilho no profissional foi o fato de ser escalado fora de posição. Como o Vasco contava com Germán Cano como centroavante, os treinadores que pelo clube passaram escalaram o jovem mais pelas pontas, diferentemente de como atuou na Copinha, mais centralizado no ataque.
Agora, a tendência é a de que o atacante seja utilizado de maneira correta pelo técnico Zé Ricardo. Figueiredo, aliás, pode se beneficiar disso, já que Cano se transferiu para o Fluminense e o treinador ainda não tem ninguém com essas características até o momento.
Entre os 11 reforços anunciados até aqui, somente Raniel é atacante, mas o jogador emprestado pelo Santos não é exatamente um centroavante, embora também desempenhe a função.
Maioria dos concorrentes de Figueiredo também já saiu da Copinha
Até o momento, Figueiredo é o artilheiro isolado da Copa São Paulo com oito gols. O vice é Werik Popó, do Oeste, com seis, o único que ainda está na disputa. Em seguida estão John Kennedy, do Fluminense, e Léo Pedro, do Resende, ambos com cinco gols e já eliminados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.