Edu Dracena vê renovações como reforços no Santos: "Contratamos seis, pô"
O Santos não fechou o elenco, mas esfriou a busca por reforços no mercado da bola. Neste momento, o executivo de futebol Edu Dracena não tem negociações avançadas por nenhum atleta.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Fabio Carille falou em "seis contratações, três prontos e três para compor". E o Peixe acertou com três até agora: o zagueiro Eduardo Bauermann e os meias Bruno Oliveira e Ricardo Goulart.
- De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:
Dracena entende os pedidos da torcida, mas valoriza o atual elenco santista e comemora as renovações recentes de jogadores importantes.
"Estamos negociando com o Kaiky, sim, e acreditamos muito que vai dar certo. E será mais uma contratação. Os caras falam que eu só contratei três, mas renovamos com quem seria reforço. Renovamos com João Paulo, Ângelo e Marcos Leonardo. O treinador pediu seis? Olha aí. Contratamos seis, pô (risos)", disse Edu, em entrevista ao UOL Esporte.
"Claro que a gente continua atento no mercado. Falo sempre com meu gerente, o Guilherme Lipi, e diariamente com o presidente Andres Rueda e o técnico Fabio Carille. Podem surgir oportunidades e aí aproveitamos. Só que eu confio muito no nosso elenco. São jogadores que se esforçam muito, que têm treinado bem e que estão entendendo cada vez mais o trabalho do técnico", completou o executivo.
A torcida santista vivia e expectativa por mais novidades, principalmente nas laterais. A diretoria, porém, deve iniciar o Campeonato Paulista com o atual grupo e repensar as necessidades para o Brasileirão.
Três dos motivos para o Santos tirar o pé no mercado são a confirmação do esquema com três zagueiros, a renovação do contrato do atacante Marcos Leonardo e o bom desempenho na pré-temporada.
Improvisações de Carille
O treinador imaginou o Santos de 2022 no esquema 4-3-3, o seu preferido. Sem todos os reforços esperados, Carille começou a pré-temporada com a manutenção dos três zagueiros na equipe. E se convenceu de que é o melhor caminho.
Com a linha de três atrás, Fabio Carille não vê tanta necessidade de laterais (pois pode atuar com alas) e nem de um meio-campista defensivo (porque já tem três zagueiros e pode colocar jogadores de maior técnica).
Para a defesa, Eduardo Bauermann, Emiliano Velázquez, Kaiky, Luiz Felipe e Robson são as opções. Na ala direita, Madson, Daniel Guedes e Marcos Guilherme podem jogar. Na esquerda, as alternativas são Felipe Jonatan, Lucas Braga e Lucas Pires (que subirá após a Copinha).
Novela com final feliz
O Santos demorou um ano para conseguir a renovação do contrato de Marcos Leonardo. O vínculo terminaria em outubro de 2022 e foi estendido até 2026.
Com esse impasse, o Peixe buscou Pablo, do São Paulo, e ouviu o "não" do atacante. Dias depois, Marcos Leonardo decidiu pela permanência e a diretoria entendeu que, por enquanto, não precisa de reforço para a posição. Léo Baptistão e Rwan (que também será promovido após Copinha) são os concorrentes do Menino da Vila.
Soluções caseiras
O técnico Fabio Carille está contente com o desempenho do elenco na pré-temporada. Ele entende que o grupo pode precisar de reforços para o Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Brasil, mas tem condição de ser competitivo no Paulistão.
No Estadual, a ideia da comissão técnica é testar o elenco e confirmar as boas atuações de alguns nos treinamentos de preparação. Carille está satisfeito com Daniel Guedes, reintegrado após empréstimo ao Fortaleza, e gosta do que vê em Eduardo Bauermann, Bruno Oliveira e Ricardo Goulart.
Emiliano Velázquez, Jobson, Carlos Sánchez, Sandry e Léo Baptistão sofreram com lesões em 2021 e podem ter desempenho ainda melhor neste ano. Outros atletas mais jovens estão em avaliação, como Allanzinho, Tailson, Luizinho e Lacava.
Celular não para
O executivo Edu Dracena recebe indicações de jogadores diariamente. Ele responde a todos os empresários, mas repete o discurso de procurar reforços pontuais.
O entendimento no Santos é de que só chegará alguém nas próximas semanas se for "oportunidade de mercado". O Peixe tem orçamento apertado e não fará qualquer loucura.
Bauermann assinou um pré-contrato enquanto ainda estava no América-MG, Ricardo Goulart era agente livre e Bruno Oliveira foi emprestado pela Caldense-MG. Em todos esses casos, o Santos não pagou para adquirir direitos econômicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.