Real Madrid passa PSG em convocações desde a Copa; saiba todos os times
A seleção brasileira faz hoje (25), às 18h (de Brasília), o primeiro treino de preparação para o jogo contra o Equador, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar — a bola rola na quinta-feira, em Quito. A lista de jogadores convocados por Tite para este jogo e mais um contra o Paraguai no dia 1º aponta uma mudança no ranking de times que mais receberam convocações do treinador no ciclo do Mundial.
O Real Madrid chegou à marca de 40 convocações desde a Copa do Mundo da Rússia graças à inclusão de Militão, Casemiro, Rodrygo e Vinicius Júnior e ultrapassou na preferência de Tite ao Paris Saint-Germain, que até então empatava no ranking com 36 convocações. Desta vez, por causa da lesão de Neymar, só Marquinhos foi lembrado e o time chegou a 37, na terceira colocação desta listagem.
Segundo o levantamento do UOL Esporte, o time que mais teve jogadores chamados para a seleção brasileira neste ciclo é o Liverpool, com 43 convocações. Assim, Real Madrid e PSG completam o pódio. Ao todo, 51 clubes diferentes aparecem no ranking.
Desde a Copa do Mundo da Rússia, Tite fez 16 convocações que relacionaram 84 jogadores diferentes para a seleção. Nas 42 partidas disputadas neste período houve a necessidade de 29 cortes em razão de problemas físicos — o ranking de clubes com jogadores convocados desconsidera os cortes, mas leva em conta a repetição de nomes natural de um projeto a longo prazo.
O time brasileiro que mais ganhou atenção da comissão técnica da seleção brasileira neste ciclo foi o Flamengo, com 21 convocações. O Palmeiras vem logo atrás com 12, que é o mesmo número do Chelsea.
Tite vai convocar a seleção apenas mais três vezes antes da lista final para a Copa do Mundo, em outubro. Estão previstas as duas rodadas finais das Eliminatórias em março, além de três amistosos entre maio e junho (um deles deve ser contra a Inglaterra) e mais dois amistosos em setembro.
Veja todos os times que tiveram jogadores convocados para a seleção desde 2018:
43 convocações
Liverpool (Inglaterra)
40 convocações
Real Madrid (Espanha)
37 convocações
PSG (França)
33 convocações
Manchester City (Inglaterra)
25 convocações
Juventus (Itália)
21 convocações
Flamengo
20 convocações
Atlético de Madri e Barcelona (ambos da Espanha)
13 convocações
Everton (Inglaterra)
12 convocações
Chelsea (Inglaterra) e Palmeiras
11 convocações
Lyon (França) e Manchester United (Inglaterra)
8 convocações
Aston Villa (Inglaterra), Benfica (Portugal), Grêmio e Porto (Portugal)
7 convocações
Ajax (Holanda)
5 convocações
Atlético-MG, Corinthians, Milan (Itália) e São Paulo
4 convocações
Athletico-PR, Inter de Milão (Itália) Leeds United (Inglaterra), Napoli (Itália), Olympique de Marselha (França) e Tottenham (Inglaterra)
3 convocações
Beijing Gouan (China), Cruzeiro, Internacional, Real Bétis (Espanha) e Red Bull Bragantino
2 convocações
Arsenal (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Bordeaux (França), Hannover (Alemanha) e Zenit (Rússia)
1 convocação
Basel (Suíça), Botafogo, Fluminense, Guangzhou Evergrande (China), Hertha Berlim (Alemanha), Ponte Preta, Roma (Itália), Santos, Sevilla (Espanha), Sporting (Portugal), Udinese (Itália), Valencia (Espanha) e West Ham (Inglaterra).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.