Topo

OPINIÃO

Brino: 'Santos foi omisso e desorganizado. Parece repetir o ano passado'

Do UOL, em São Paulo

29/01/2022 14h45

Desorganizado, omisso, inseguro. O Santos teve uma atuação ruim diante do Botafogo, neste sábado (29), e perdeu por 1 a 0 na Vila Belmiro, em jogo válido pela segunda rodada do Paulistão. O futebol pouco inspirado do Peixe, assim como na estreia com um empate sem gols com a Inter de Limeira, deixa seus torcedores com receio de uma nova temporada angustiante.

Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros chamaram a atenção para as falhas cometidas pela equipe diante do Botafogo. Para os comentaristas, o sinal de alerta já está ligado na Vila Belmiro.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Esperamos uma atuação um pouco melhor em casa contra um adversário que não é tão forte como visitante. E ficamos decepcionados. Vimos um Santos omisso, muitas vezes desorganizado e com poucas atuações individuais que, de fato, tenham sido destaques, A expectativa era de haver um pouco mais de vontade de ganhar, mas nem isso teve hoje", lamentou Brino.

O ano de 2021 traz lembranças pouco agradáveis para os santistas. O time lutou contra o rebaixamento no Paulistão e também no Brasileirão. As atuações apagadas da equipe nos duelos diante da Inter de Limeira e do Botafogo reacenderam o temor de se repetir o roteiro de decepções.

Barros usou alguns números para mostrar a ineficiência santista. "Não gostei do Santos hoje. Achei frágil na criação e muito exposto ao contra-ataque do Botafogo. Os números são impressionantes para mostrar a falta de eficiência e de capacidade de imposição. A posse de bola foi monstruosamente superior para o Santos: 70%. Foram dez finalizações, contra 17 do Botafogo, sendo sete na direção do gol botafoguense e apenas três corretas do Peixe", analisou.

Para Brino, o Peixe até começou bem a partida, mas se complicou pela falta de agressividade e pelos problemas defensivos. "O primeiro tempo foi até um pouco mais movimentado. O Santos oscilou entre bons e maus momentos. Os destaques foram Lucas Braga e Ângelo. Mas o Velázquez não voltou a ser aquele que esperamos. Foi substituído no segundo tempo. As coisas não aconteceram como esperado", avaliou.

O sistema defensivo alvinegro deixou a desejar, na visão de Barros. "Nos primeiros cinco minutos, o time parecia que iria se impor, mas o Botafogo começou a mostrar que seria muito mais efetivo em sua proposta de entrar fechadinho atrás. Era um esquema espelhado com três zagueiros, mas com laterais mais eficientes e um contra-ataque muito rápido com Dudu, uma joia da base que deu muito trabalho pelo lado direito da defesa do Santos, onde estava o Velázquez", opinou.

Brino manteve o otimismo na melhora da equipe, principalmente com a entrada de nomes como os de Kaiky e Ricardo Goulart. "Além de um time desorganizada e com falta de garra, vi o torcedor muito triste por assistir ao time de 2021 novamente. Parece ser o mesmo Santos, e 2021 já foi um ano difícil. A expectativa é que não ocorra essa história. É muito ruim vir esse sentimento logo no começo da temporada. Há muito o que se recuperar, e quando voltarem algumas peças, talvez sejamos surpreendidos de forma positiva", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Santos será na quarta-feira (2), logo após o clássico contra o Corinthians pelo Paulistão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.