Topo

Fred responde críticas à seleção: 'Acham que futebol é só na Europa'

Fred durante a entrevista coletiva de hoje (29) da seleção brasileira, em Belo Horizonte - Lucas Figueiredo/CBF
Fred durante a entrevista coletiva de hoje (29) da seleção brasileira, em Belo Horizonte Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2022 14h27

Titular da seleção brasileira desde o começo do ano passado, o volante Fred está à disposição para o jogo da próxima terça-feira (1), às 21h30, contra o Paraguai, no Mineirão. Em entrevista coletiva concedida hoje (29), já em Belo Horizonte, o jogador do Manchester United rebateu parte das críticas à equipe dirigida por Tite a respeito do nível dos adversários nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Segundo Fred, é injusto dizer que o Brasil enfrenta equipes muito inferiores. "Não são seleções fracas que jogamos aqui, pelo contrário, são equipes de muita qualidade. Tivemos dificuldades em alguns jogos contra as equipes sul-americanas. As pessoas acham que futebol é só na Europa e não, pelo contrário. Aqui tem muita equipe de qualidade", disse Fred, antes de completar:

"Agora na Europa a Inglaterra ganhou de 10 a 0 de outra equipe [San Marino, em novembro, pelas Eliminatórias], não podemos falar que as equipes sul-americanas são fracas. Mas queremos a torcida nos apoiando. Não estamos no máximo, mas procuramos excelência e fazer nosso melhor trabalho para chegar na Copa do Mundo bem. É continuar trabalhando todos em sua equipe e juntos na seleção. Pelos números estamos muito bem e nosso desempenho é muito bom também, fazemos grandes jogos contra grandes equipes. Temos que melhorar óbvio, mas estamos fazendo nosso melhor trabalho."

Fred - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Fred disputa lance com Hincapié em Equador 1 x 1 Brasil
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil lidera as Eliminatórias com 11 vitórias e três empates, 36 pontos somados e com a classificação para a Copa do Mundo garantida com seis jogos de antecedência. Os três empates, aliás, foram em compromissos fora de casa diante de Colômbia, Argentina e Equador.

São cinco gols sofridos nestes 14 jogos, sendo o último originado numa bola parada do Equador. Fred foi questionado sobre o assunto e reforçou a tese de que a seleção não está no máximo do seu desempenho.

"A gente vem muito bem nas bolas paradas, infelizmente acabou que tomamos gol nesta partida, mas era uma equipe [Equador] que procurava o tempo todo a bola parada, faltas laterais, escanteios, eram a oportunidade deles de fazer o gol. Concedemos esse gol nesse jogo, mas se você parar para ver estamos muito bem nisso. Nossa defesa é muito sólida. Começa no ataque, todos ajudam. Não é perfeito, a gente sabe disso, mas estamos no caminho certo", defendeu-se o volante da seleção.