Topo

Grêmio leva empate do Brasil-PEL no final e perde 100% no Gauchão

Elias Manoel (foto) abriu o placar no início do segundo tempo, mas Brasil de Pelotas reagiu - ITALO SANTOS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Elias Manoel (foto) abriu o placar no início do segundo tempo, mas Brasil de Pelotas reagiu Imagem: ITALO SANTOS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

29/01/2022 18h31

O Grêmio vencia o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, até os 40 minutos do segundo tempo, mas não resistiu. Hoje (29), o time de transição gremista cedeu empate na reta final do jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. O placar de 1 a 1 encerra o 100% de aproveitamento do clube.

Elias, de pênalti, abriu o placar no início da etapa final. Paulo Victor empatou.

O Grêmio chega a quatro pontos e agora se prepara para a estreia do time principal, comandado por Vagner Mancini. O time de transição, formado por jovens da base, deve voltar em rodadas pontuais até o fim da fase de classificação. O Brasil-PEL tem dois pontos depois de duas partidas.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o São José-RS e o Brasil-PEL encara o Guarany de Bagé, em Pelotas de novo. Os dois jogos acontecem na quarta-feira (2).

Quem brilhou: Elias

Três gols em dois jogos. O atacante sofreu pênalti e cobrou no canto esquerdo inferior. Elias Manoel confirmou o status de principal nome do time e ajudou em um jogo difícil.

Quem decepcionou: Guilherme Guedes e Thiago Rosa

Lateral esquerdo teve dificuldades para defender. Envolvido pelo ataque adversário, levou amarelo e saiu no intervalo. Sofreu com ritmo e velocidade do Brasil de Pelotas. O substituto foi ainda pior, especialmente na reta final do segundo tempo.

Brasil de Pelotas e Grêmio fizeram um jogo truncado. Difícil. Muito pelo gramado do estádio Bento Freitas, que liquidou qualquer plano de fazer a bola rolar. Sem conseguirem jogar pelo chão, os dois times migraram ao longo do duelo para outras estratégias.

Força equilibra o jogo

Rebaixado para a Série C, o Xavante reformulou o elenco e ainda assim fez um confronto de igual para igual. A força física mesmo, foi uma das chaves para o jogo aberto. Com foco em bola parada, jogo aéreo e grande pitada de divididas.

Lampejos na frente

Ao contrário da estreia, contra o Caxias, o ataque do Grêmio não foi tão criativo. Rildo, um dos destaques do jogo anterior, sentiu o jogo em Pelotas. Ainda assim, o camisa 7 teve lampejos ao longo da partida. Elias também. O gol do jogo, não por acaso, saiu de pênalti.

Gol esquenta o jogo

Com o placar de 1 a 0, o Bento Freitas viu o jogo esquentar. O Brasil de Pelotas fez trocas, se abriu e foi para cima. O Grêmio contra-atacou com fôlego novo no ataque para aproveitar os espaços. E assim, cada lado criou chances. Marllon cabeceou dentro da pequena área e viu a bola explodir no travessão do Grêmio. E no lado gremista, Pedro Lucas quase marcou um belo gol em chute colocado.

FICHA TÉCNICA
BRASIL-PEL 1 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 29/01/2022, às 16h30 (de Brasília)
Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Árbitro: Rafael Klein
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel e Maíra Mastella Moreira
Cartões amarelos: Henrique Ávila (BRA);Guilherme Guedes (GRE)
Gols: Elias, aos 3 minutos do segundo tempo (GRE), e Paulo Victor, aos 40 minutos do segundo tempo (BRA)

BRASIL DE PELOTAS: Marcelo (Vitor Luiz); Marcelinho, Fernando, Helerson e Henrique Ávila (Paulo Victor); Juliano, Gabriel Araújo, Karl (Luiz Meneses); Marllon, Thiago Santos (Bruno Paulo) e Joanderson (Luizinho)
Técnico: Jerson Testoni

GRÊMIO: Felipe Scheibig; Felipe Albuquerque, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes (Thiago Rosa); Jhonata Varela, Bitello (Gazão), Vini Paulista (Guilherme Azevedo), Pedro Lucas e Rildo (Wesley); Elias
Técnico: César Lopes