Topo

Seleção espera Inglaterra, mas pode fazer amistosos na Austrália em junho

Tite, técnico da seleção brasileira, durante Equador x Brasil - Rodrigo Buendia/AFP
Tite, técnico da seleção brasileira, durante Equador x Brasil Imagem: Rodrigo Buendia/AFP

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em Belo Horizonte

30/01/2022 04h00

A CBF ainda aguarda uma posição da Uefa sobre um jogo contra a Inglaterra em junho, mas a seleção brasileira pode parar na Austrália durante a data Fifa do meio do ano. Essa ideia tem sido proposta pela Pitch, empresa que detém os direitos comerciais dos amistosos da seleção, o chamado Brazil Global Tour.

Retornar ao solo australiano, assim como ocorreu em junho de 2017, entrou no radar da Pitch porque é uma aposta para compensar a defasagem do período sem amistosos ampliado pela pandemia. O último jogo do Brasil com o selo da Pitch foi em novembro de 2019, diante da Coreia do Sul, nos Emirados Árabes.

A questão logística é relevante, já que dificilmente o jogo contra a Inglaterra — proposto pela CBF e aceito pela Conmebol e pela Uefa — sairia do solo europeu. Com o avanço da ideia, a promessa de Aleksander Ceferin, presidente da entidade do Velho Continente, foi dar um parecer sobre a data da partida nos próximos dias. Uma hipótese é jogar em 31 de maio ou 1 de junho.

Mas esse cenário ainda precisa ser validado. Com a Austrália entrando no radar, haveria um (longo) deslocamento a mais dentro do período em que a seleção ficará reunida. Será fim de temporada europeia, logo, a maioria já partirá dali para as férias.

Em termos de adversário, existe a possibilidade de enfrentar a Argentina. Uma hipótese é a Fifa remarcar o jogo das Eliminatórias para junho — o veredito sobre o clássico interrompido pela Anvisa é esperado para fevereiro.

A outra hipótese é um acerto para que os argentinos entrem na rota dos amistosos, de todo modo — em 2017, um dos amistosos na Austrália foi contra eles. No início da data Fifa, a seleção de Messi estará na Europa para jogar contra a Itália, em 1º de junho, duelo organizado por Conmebol e Uefa entre os atuais campeões continentais.

Indo para a Austrália ou não, surgiu a possibilidade de que o Brasil enfrente uma seleção asiática em junho. A CBF tem a perspectiva de jogar contra uma seleção africana em uma das duas datas disponíveis em setembro.

O que tem já confirmado na agenda da seleção é o jogo de terça-feira, contra o Paraguai, pelas Eliminatórias, no Mineirão, em Belo Horizonte. Em março, o Brasil ainda joga contra o Chile, em Salvador, e a Bolívia.