Topo

OPINIÃO

Colunistas: Sem Neymar, Tite escala quinteto ofensivo ideal na seleção?

Seleção brasileira: Técnico Tite durante treinamento em Belo Horizonte - Douglas Magno/AFP
Seleção brasileira: Técnico Tite durante treinamento em Belo Horizonte Imagem: Douglas Magno/AFP

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

01/02/2022 12h27

A seleção brasileira entra em campo na noite de hoje (1) para mais um compromisso válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Já classificado, o time de Tite encara o Paraguai, no Mineirão, às 21h30 (de Brasília), pela 16ª rodada.

Sem Neymar à disposição, o treinador da seleção mandará a campo um quinteto ofensivo formado por Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Raphinha, Vinicius Jr. e Matheus Cunha.

Aproveitando a formação escolhida pelo comandante para o jogo de hoje, convocamos os colunistas do UOL Esporte a responderem à seguinte pergunta: Sem poder contar com Neymar, Tite escala o quinteto ofensivo ideal na seleção brasileira? Veja as respostas:

Ideal dentro das escolhas que Tite já fez e da possibilidade de testar com a vaga garantida nessas fracas Eliminatórias. Mas acho difícil olhar para esse quinteto e pensar que é o melhor que o Brasil pode colocar dentro de campo para enfrentar -- e vencer -- as melhores seleções do mundo, no Catar.
ALICIA KLEIN

Não vejo como "ideal", mas interessante para um teste jogando em casa e contra um Paraguai enfraquecido, praticamente fora do Mundial e que deve limitar-se a defender no próprio campo. Com todos disponíveis e num confronto mais parelho, a tendência é Fred voltar ao lado de Casemiro no meio.
ANDRÉ ROCHA

É um caminho, usando jogadores de confiança e que com muita qualidade técnica. Tite tem grupo praticamente fechado e ideias claras, precisa de variações. Vai buscar uma nesse jogo.
ANDREI KAMPFF

Apesar de todos os problemas de Neymar, especialmente extracampo, ele ainda é de longe o melhor jogador do país. Por isso ele seguirá sendo titular da seleção. Mas sem poder contar com ele, Tite acerta ao testar esse time ofensivo. Vale lembrar que a Copa América de 2019 provou que há vida na amarelinha sem Neymar.
DANILO LAVIERI

Saberemos depois do jogo. Mas qualquer ataque ideal da Seleção terá Neymar.
JUCA KFOURI

Na cabeça do Tite só o Paquetá está com vaga no time titular. Por isso o jogo de hoje precisa ser encarado como "final" para os demais. Alguns, sabemos, contam mais com a simpatia do técnico do que outros. Se nós sabemos, e sabemos bem, eles também sabem!
MARÍLIA RUIZ

Nem o Tite sabe se esse é o quinteto ideal para o ataque. A escalação de Phillippe Coutinho no time titular já demonstra que é um teste. Mas essa tentativa faz sentido já que Tite decidiu convocá-lo apesar de o jogador não estar merecendo.
MARLUCI MARTINS

Não acho que seja. Se for, é um horror. Um dos piores do Brasil em todas as copas.
MENON

Pelo que ele tem em mãos, por conta daqueles que convocou para estes dois jogos das Eliminatórias, acaba sendo o ideal mesmo. Mas não consigo entender a insistência em Philippe Coutinho. Raphael Veiga está jogando muito mais, e a fase de Lucas Moura no Tottenham é muito boa, poderia ter uma nova oportunidade.
MILTON NEVES

Nessa formação, questiono a presença de Coutinho. Precisa melhorar muito pra merecer uma vaga.
PERRONE

Com os jogadores convocados, sim. Mas dificilmente Tite vai voltar a escalar esse quinteto. O Brasil já está classificado, joga em casa, pega o Paraguai, penúltimo colocado, e pode se dar ao luxo de fazer testes e colocar uma escalação bem ofensiva. Mas certamente ele voltará a colocar um segundo volante, provavelmente Fred. E com volta de Neymar, Paquetá deverá voltar também para jogar do lado esquerdo.
RODOLFO RODRIGUES

Não vejo que Coutinho esteja hoje num "time ideal" da Seleção e duvido muito que Paquetá e ele formem o meio-campo junto com Casemiro na Copa. Creio que é um teste possibilitado pela vaga já garantida. Mas no Mundial um jogador que dê mais equilíbrio ao setor vai jogar. Fred é o favorito.
RODRIGO COUTINHO

Com exceção do Paquetá, que se firmou recentemente, nenhum dos cinco é hoje titular com certeza da seleção. São candidatos a essas vagas. Então não dá para dizer que é a formação ideal, Tite está fazendo várias tentativas e essa é mais uma, válida, embora a convocação inicial do Coutinho fosse questionável.
RODRIGO MATTOS