Topo

Palmeiras

Palmeiras se despede rumo ao Mundial com titulares? O que a história diz?

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

01/02/2022 04h00

O Palmeiras se despede, hoje (1º), do futebol brasileiro, temporariamente. A partida contra o Água Santa, às 19h, pelo Campeonato Paulista, será a última do time antes da estreia no Mundial de Clubes, no próximo dia 8, na semifinal da competição, contra Monterrey (MEX) ou Al Ahly (EGI).

Abel Ferreira não anunciou qual o seu plano no que diz respeito à escalação que vai levar a campo. Depois de colocar seus titulares para jogar nas vitórias sobre Novorizontino e Ponte Preta, o português foi de reservas contra o São Bernardo (empate em 1 a 1).

Se seguir a mesma lógica da final da Copa Libertadores de novembro passado, os reservas devem jogar no Allianz Parque hoje. No jogo imediatamente anterior à viagem para o Uruguai, os suplentes do Palmeiras empataram em 2 a 2 com o futuro campeão Atlético-MG.

É também a mesma lógica de fevereiro de 2021, quando o Palmeiras se despediu da torcida rumo ao Mundial de Clubes de 2020 com um empate em 1 a 1 com o Botafogo, com direito a "lei do ex" e "lei do futuro": Emerson Santos, revelado em General Severiano, fez para o Verdão. E o agora palmeirense Rafael Navarro anotou o gol do Botafogo.

Antes do Mundial de 1999, titulares foram a campo

Não que isso tenha qualquer implicação na escolha que Abel Ferreira fará nesta noite, mas, como mera referência, na partida logo antes da disputa do Mundial de 1999, quase todos os titulares do Palmeiras entraram em campo. Havia motivo: não se tratava de um jogo de meio de tabela, mas de uma eliminatória decisiva.

O então técnico Luiz Felipe Scolari se viu obrigado a colocar o que tinha de melhor para enfrentar o San Lorenzo, pela primeira partida da semifinal da Copa Mercosul. E ainda havia o agravante de que a partida estava marcada para o Nuevo Gasómetro, estádio do San Lorenzo, em Buenos Aires.

Com gol de Córdoba, o time do Papa Francisco venceu o Palmeiras por 1 a 0, em 18 de novembro. Dos titulares na partida contra o Manchester United, 12 dias depois, só não jogaram Roque Júnior, Alex e César Sampaio.

Abel precisa dar ritmo e fixar "novo esquema"

Como a partida contra o Água Santa será apenas a quarta oficial do time na temporada, e o técnico precisa sedimentar o esquema com três zagueiros de ofício, caso opte por deixar Piquerez na ala, existe uma tendência de um bom número de titulares jogarem.

E nada impede que o treinador promova alguns testes. Atuesta, Jaílson, Navarro e Murilo fizeram boas apresentações nas primeiras três partidas do ano, e podem ganhar do português a chance de mostrar serviço.

De antemão, quem já se sabe que estará fora é Weverton. O goleiro está com a seleção brasileira, que enfrenta o Paraguai hoje, às 21h30, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Quem também deveria estar nesse jogo é Gustavo Gómez. Mas o beque foi expulso na derrota ante o Uruguai, na quinta-feira passada.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x ÁGUA SANTA

Motivo: Campeonato Paulista, 3ª rodada
Data e horário: 01 de fevereiro de 2022 (terça-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Neuza Ines Back
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Gustavo Gómez, Murilo e Luan; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira

ÁGUA SANTA: Matheus Inácio; Leandro Silva, Helder, Rodrigo Sam e Rhuan; Caíque, Emerson, Gabriel Terra e Lelê; Dadá Belmonte e Caio Dantas. Técnico: Sérgio Guedes

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na Ficha Técnica, o jogo acontece nesta terça-feira e não amanhã. O erro foi corrigido.

Palmeiras