Topo

Ouro olímpico, Jardine deixará seleção de base para treinar clube do México

André Jardine, em treino da seleção olímpica - Marco Galvão/CBF
André Jardine, em treino da seleção olímpica Imagem: Marco Galvão/CBF

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em Belo Horizonte

02/02/2022 11h41

Técnico campeão olímpico em Tóquio, André Jardine está a caminho do futebol mexicano. Ele deixará as seleções de base do Brasil para comandar o Atlético de San Luis.

A informação inicial é da ESPN. O UOL apurou que o contrato oferecido ao treinador é de dois anos e meio e essa possibilidade de um trabalho de relativamente longo prazo animou Jardine. O documento, no entanto, ainda não foi assinado.

O treinador brasileiro viu no Atlético de San Luís um clube que está querendo desenvolver uma identidade de jogo, dando oportunidade a jovens jogadores. Na base da CBF, Dudu Patetuci aparece como sucessor natural, mas a entidade ainda não se pronunciou sobre o tema. Patetuci tem comandado a geração que forma a seleção sub-18.

Jardine fez parte da comissão técnica da seleção principal na data Fifa que terminou ontem, já que Cesar Sampaio foi um dos contaminados pela covid que perderam a primeira partida da seleção, contra o Equador. Para o jogo diante do Paraguai, em Belo Horizonte, Jardine seguiu com a delegação.

Internamente, André Jardine deixa a CBF satisfeito. Ele chegou em 2019 para trabalhar com a seleção sub-20, mas viu o projeto ser atrapalhado pela pandemia, em 2020. Em compensação, ele comandou a seleção olímpica desde a classificação, em um torneio na Colômbia em 2020, até a conquista do ouro, na final diante da Espanha, em Tóquio, em 2021.

No futebol brasileiro, Jardine já passou pela base de Internacional, Grêmio e São Paulo. Ele, inclusive, chegou a treinar o time principal do tricolor.