Topo

Quatro tendências que vimos no Grêmio e que devem aparecer na Série B

Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/02/2022 04h00

O primeiro jogo dos titulares do Grêmio em 2022 já indicou tendências para o restante da temporada, especialmente em relação à Série B do Campeonato Brasileiro. A atuação que rendeu vitória diante do São José-RS, por 2 a 1, ontem (2), pela terceira rodada do Gauchão apresentou quatro pontos a serem explorados por Vagner Mancini nas próximas semanas. A lista inclui novos papéis aos laterais, maior protagonismo de Ferreira e a técnica no ataque.

Campaz e Diego Souza fizeram os gols do Grêmio. Bruno Jesus marcou para o São José-RS. O time gaúcho ainda vive período de pré-temporada e usa as rodadas do Gauchão como uma espécie de teste para o time principal.

Relacionadas

O UOL Esporte destaca tendências que o Grêmio apresentou no debute do time principal

Ferreira decisivo na frente

O novo camisa 10 foi um dos jogadores que mais tentou dribles ao longo da partida. A postura e o empenho casam com o discurso interno de que o meia-atacante é tratado como protagonista do time. Foi dele a arrancada que terminou em gol de Diego Souza. O gol da vitória.

A ideia gremista é que esse roteiro vai ser frequente ao longo da Série B, por conta da velocidade e drible do jogador.

Campaz técnico

É verdade que Martín Benítez não tinha condições legais de jogo, mas a amostragem de Jaminton Campaz é apto de aumentar a dúvida de Mancini sobre qual gringo escalar no meio-campo do Grêmio. O colombiano esbanjou técnica para abrir o placar, em cobrança de falta, e ao longo da partida se movimentou bastante para criar jogadas.

Maior investimento dos últimos anos do Grêmio, Campaz ficou apagado em meio à crise vivida pelo clube ao longo do ano passado. A atuação dele no primeiro jogo de 2022 foi considerada, internamente, como a melhor notícia da partida na Arena do Grêmio.

Diego Souza goleador

Artilheiro isolado do Grêmio nas duas temporadas mais recentes, o centroavante renovou contrato justamente para cumprir o papel de decisivo. Goleador. Contra o São José, bateu ponto na função. Fez o gol da vitória quando o confronto ainda era aberto, com o time visitante assustando a defesa gremista. Diego Souza fez, já na primeira partida, o que o Grêmio espera que possa ocorrer bastante ao longo de 2022. Resolver.

Laterais mais ativos

Orejuela e Diogo Barbosa aparecem no topo da lista de passes e posse de bola no jogo contra o São José-RS. Os meros dados estatísticos confirmam o que relatos nos bastidores já indicavam, ao descrever a pré-temporada. O Grêmio de 2022 vai usar os laterais também em outras faixas do campo. Por dentro, em apoio aos meias, e por fora em busca de dobra com os meia-atacantes para superar retrancas.

O problema aí ficou por conta de Diogo Barbosa. O camisa 6 errou na origem do gol do São José-RS e depois titubeou em outras jogadas simples. A ofensividade dele e de Orejuela deverão ser encaixadas com a proteção dos volantes, Thiago Santos e Lucas Silva. O ajuste ainda parece longe de ser perfeito.

O Grêmio volta a campo contra o Guarany de Bagé, domingo (6), às 19h30 (de Brasília), outra vez em Porto Alegre. Uma nova chance para reafirmar as tendências reveladas na estreia e, até, apresentar mais ideias.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quatro tendências que vimos no Grêmio e que devem aparecer na Série B - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Grêmio