Topo

Grêmio

Grêmio planeja testes com Benítez e não descarta dupla com Campaz

Martín Benítez durante treino do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Martín Benítez durante treino do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/02/2022 04h00

Martín Benítez está, enfim, à disposição de Vagner Mancini e deve fazer a estreia pelo Grêmio diante do Guarany de Bagé, domingo (6). O meia argentino, ex-Vasco e São Paulo, deverá encarar testes ao longo das próximas semanas. Os experimentos são para encaixar o jogador na equipe considerada ideal para o resto de 2022.

A comissão técnica gremista, inclusive, cogita colocar Benítez e o colombiano Jaminton Campaz juntos. Os dois estrangeiros, em tese, disputam posição como articulador do time nesta temporada.

Benítez fica à disposição depois de ter nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF ontem (3). A documentação não chegou a tempo e o argentino ficou fora da estreia do time titular, na vitória contra o São José-RS, na última quarta-feira (2).

A condição de jogo e os testes com Martín Benítez são relevantes pelo status do argentino. O meia foi o maior investimento do Grêmio no atual mercado da bola. E internamente, a comissão técnica e diretoria entendem que ele tem potencial para ser o centro do time.

"O Benítez é um atleta um pouco diferente do que vimos agora. Ele tem giro, usa muito o pivô. Certamente representaria algo diferente. Se ele jogar por dentro, como normalmente joga, posso usar o Campaz do lado ou até formar um quadrado", disse Vagner Mancini após a vitória diante do São José-RS, onde Campaz foi um dos destaques.

Jaminton Campaz chegou ao Grêmio em 2021, como maior investimento do clube, e contra o São José-RS marcou um belo gol de falta e deu assistência para Diego Souza garantir a vitória. O colombiano foi elogiado nos bastidores pela boa condição física e atitude.

"O Campaz é um atleta que vinha desde o ano passado subindo de produção, então sem a liberação do Benítez a minha opção foi manter o Campaz. O Benítez está chegando ao clube, se adaptando, enquanto o outro está mais maduro. Mas não descarto que os dois atuem juntos", comentou Mancini. "Com calma vamos ajustar tudo. Todos os atletas que vieram, vieram por fazer mais funções", completou o treinador.

Benítez chegou a encarar uma pré-temporada com cuidados específicos. O meia foi sacado de alguns treinos para evitar fadiga em excesso e lesões musculares. A comissão técnica do Grêmio, inclusive, buscou relatórios com Vasco e São Paulo para montar a preparação do jogador, de olho em índices físicos e cargas de trabalho.

Grêmio