Topo

Palmeiras se preocupa com testes positivos, e covid vira sombra no Mundial

Deyverson puxa a fila do treinamento do Palmeiras em Abu Dhabi  - Fabio Menotti/ Palmeiras
Deyverson puxa a fila do treinamento do Palmeiras em Abu Dhabi Imagem: Fabio Menotti/ Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

04/02/2022 04h00

O goleiro Vinicius Silvestre foi a baixa mais recente no elenco do Palmeiras para a disputa do Mundial de Clubes, devido ao coronavírus. O terceiro reserva da posição no Alviverde foi também o terceiro entre os escolhidos para jogar o Mundial a ter um resultado positivo para covid —Piquerez e Veron nem mesmo viajaram para os Emirados Árabes. Os garotos campeões da Copinha Vanderlan e Giovani viajaram nos seus lugares.

O caso de Silvestre acende um sinal de alerta ainda mais preocupante, pois o resultado positivo de seu teste só foi descoberto já em Abu Dhabi, no teste de PCR compulsório a qual todos os passageiros que desembarcam no país são submetidos. Fotos divulgadas pelo próprio clube mostram atletas sem máscara e muito próximos uns dos outros na aeronave que trouxe a delegação ao Oriente Médio.

De imediato, Vinicius pode ser considerado excluído da lista de inscritos. Com a detecção apenas hoje, a não ser que os testes anteriores tenham trazido falsos negativos, a infecção ainda está em seu primeiro dia. Mesmo pelo novo protocolo da OMS, de cinco dias, ele não estaria elegível para inscrição no dia 6, data-limite para informar à Fifa quais são os selecionados.

O caso de Vinicius, que dificilmente jogaria, preocupa menos no que diz respeito ao time que vai a campo na semifinal, contra Al Ahly (EGI) ou Monterrey (MEX). O goleiro Mateus, do sub-20, outro campeão da Copinha no último dia 25, foi convocado e vai se dirigir aos Emirados Árabes para se juntar à delegação. Mas sua contaminação representa a ameaça de um foco no grupo, com risco de que outros casos surjam.

O UOL Esporte conversou com pessoas ligadas à delegação, e existe a apreensão de que novos exames diários podem trazer novos casos positivos, que seriam terminais em termos de pretensões de inscrição e escalação no torneio. No momento, o Palmeiras ainda tem a esperança de que Piquerez, titular absoluto de Abel Ferreira, por exemplo, tenha um resultado negativo de exame a tempo de poder viajar para atuar no Mundial.

Sem o uruguaio, Abel pode recorrer a Jorge na lateral, que ainda não retomou todo seu potencial físico e técnico depois de ter ficado quase um ano parado em decorrência de uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Renan, uma opção mais conservadora, também aparece como hipótese. Bem como Murilo, zagueiro destro que pode compor a linha defensiva de três jogadores pelo lado esquerdo, com Scarpa sendo deslocado para a lateral/ala esquerda.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o zagueiro Murilo não é canhoto, mas sim um destro que pode jogar pelo lado esquerdo. O erro foi corrigido.