Topo

Colunistas do UOL analisam 30 anos de Neymar: "Peter Pan brasileiro"

Do UOL, em São Paulo

05/02/2022 13h56

Neymar completa 30 anos neste sábado (5), e seu nome já está fincado na história do futebol brasileiro. É ele a promessa do hexacampeonato mundial do Brasil que, se vier, será a cereja do bolo de aniversário de três décadas do atleta. Neymar chegou longe, é enorme, mas será que alcançou por completo a expectativa que foi colocada sobre ele assim que despontou no Santos?

Colunistas do UOL Esporte analisam os feitos dentro e fora de campo de quem, hoje, é oficialmente "adulto Ney". Pela idade, apenas. Juca Kfouri espera que, neste aniversário, Neymar dê a si mesmo de presente o fim de sua adolescência. "É um autêntico Peter Pan brasileiro", afirma, comparando o jogador ao personagem infantil que não quer crescer. "É dominado pelo pai e não pode exercer sua liberdade como adulto. Está mais que na hora de se assumir um adulto".

O apelido "menino Ney" já deveria ter sido extinto segundo Renato Maurício Prado. O jogador, entretanto, não colabora para que isso aconteça. "Espero que, agora com 30, essa bobagem pare. Neymar é um gênio, um dos maiores do futebol brasileiro. E por que não dizer do futebol mundial, também? O comportamento fora de campo não permitiu que ele se tornasse —e como queria seu pai— o melhor do mundo", diz.

Os colunistas concordam que a Copa do Mundo do Qatar pode ser a última grande chance de Neymar se concretizar o melhor do mundo -desde que o Brasil vença e ele seja protagonista da vitória. "Sem uma Copa espetacular e protagonismo, o sonho de melhor do mundo vai ficar faltando", conclui Renato Maurício Prado.

Luís Augusto Simon, o Menon, vai além: afirma que, em caso de fracasso da seleção em 2022, Neymar, daqui a quatro anos, será apenas um coadjuvante dentre os colegas de equipe. "Acho difícil que consiga. Falta muito para ele, falta principalmente deixar de ser o menino mimado [que é]".

"Eu não ligo para o que os outros vão pensar de mim, do meu jeito, de como eu jogo. 'Ah, o Neymar vai pra balada, blá blá blá. Qual foi meu desempenho em campo? Tá puto? Irmão, fica com seu tá puto. É a minha vida, eu não vou fazer isso porque você não quer", Neymar, no documentário O Caos Perfeito (Netflix).