Topo

Cruzeiro tenta reação contra rival que mais tira pontos dos times de BH

Amarildo comemora gol da Caldense contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro de 2021 - Fernando Moreno/AGIF
Amarildo comemora gol da Caldense contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro de 2021 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

05/02/2022 04h00

A campanha com 100% de aproveitamento do Cruzeiro no Campeonato Mineiro foi interrompida no clássico com o América-MG. No duelo marcado por erros de arbitragem, a Raposa perdeu por 2 a 0. Neste sábado o time celeste busca a reação no Estadual diante da Caldense, às 16h30, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas. Um teste bastante complicado para o time estrelado neste processo de montagem da equipe.

Nas últimas dez edições do Mineiro, de 2013 a 2022, nenhum outro clube incomodou tanto os times da capital como a Caldense. Seja Cruzeiro, América-MG ou Atlético-MG, todos encontram dificuldade quando enfrentam a Veterana. Em Belo Horizonte ou em Poços, local do duelo deste sábado.

Somando os jogos contra os times da capital, a Caldense venceu nove, empatou oito e perde 11 vezes desde 2013. Já são quatro triunfos consecutivos, somando os jogos da primeira fase do Mineiro do ano passado e a primeira rodada de 2022, quando a Veterana venceu o América, por 2 a 1.

A última ida do Cruzeiro em Poços de Caldas não foi das melhores. A Raposa até venceu a Caldense, por 1 a 0, mas não foi o suficiente para avançar à semifinal do Mineiro de 2020. A vaga ficou com a Caldense, que podia perder por até dois gols de diferença para se classificar.

Portanto, um adversário que é capaz de criar desafios para o Cruzeiro. Bom para o técnico Paulo Pezzolano, que vai ver sua equipe passar por um bom teste visando a Série B do Campeonato Brasileiro. Por mais que o Mineiro tenha sua importância, o treinador sempre lembra que o grande objetivo é conseguir o acesso nacional.

"A ideia é seguir vendo os jogadores, seguir vendo diferentes formações dentro do campo. A ideia é fazer um modelo igual, mas às vezes vamos trocar a formação também, para ver como nos adaptamos a isso, porque precisamos chegar muito fortes no Brasileirão. O objetivo é subir para a primeira divisão"

FICHA TÉCNICA

CALDENSE X CRUZEIRO

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas (MG)
Data e horário: 05 de fevereiro de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
VAR: não tem

CALDENSE: Renan Rinaldi; Yuri Ferraz, Jonathan Costa, Lucas Mufalo e Michael; Guilherme Borges, Íkaro e Alemão; João Diogo, Douglas Skilo e Neto Costa. Técnico: Gian Rodrigues.

CRUZEIRO: Rafael Cabral, Gabriel Dias, Maicon, Oliveira e Matheus Bidu; Adriano, Lucas Ventura, Giovanni e João Paulo; Bruno José e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.