Topo

Ex-aspirante a jogador, MC Hariel carrega amor pelo Corinthians nas letras

Mc Hariel em live do Corinthians - Reprodução
Mc Hariel em live do Corinthians Imagem: Reprodução

Pedro Alamino

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

05/02/2022 04h00

Hariel Denaro Ribeiro nasceu na Vila Aurora, zona norte de São Paulo e começou a desenvolver seu talento musical desde muito cedo. Aos 24 anos, o cantor vai representar o funk no Rock in Rio 2022. Em suas músicas, MC Hariel, como é conhecido, expõe uma ligação muito próxima com o futebol e, principalmente, com o Corinthians. Recentemente, participou da live de aniversário do clube alvinegro e, não por acaso, foi escolhido como destaque em uma propaganda do Campeonato Paulista 2022.

Como a maioria dos brasileiros, MC Hariel sonhou se tornar jogador de futebol. Chegou a jogar em equipes amadoras e até fez testes no Palmeiras, rival do seu clube de coração.

"Eu tive o sonho e tentei ser jogador de futebol. Joguei em times menores, disputei campeonatos juniores. Sempre gostei de treinar e jogar bola, pois era algo natural. Eu cheguei a fazer teste no Palmeiras, quando eu era muito novo. Mas vi que meu negócio mesmo é a rima porque no futebol sou perna de pau (risos). É importante destacar que ser jogador de futebol é o sonho de praticamente todo brasileiro. Para conseguir é necessário ser muito diferenciado. Então, podemos dizer que é o primeiro sonho, mas também a primeira frustração de todos, na maioria dos casos", disse o MC ao UOL Esporte.

Amor pela música

Mesmo com certas dificuldades, MC Hariel iniciou sua trajetória musical. Influenciado pelo pai, que era músico amador, ele começou a gravar músicas desde muito cedo, mas sempre trabalhando em outros ramos. O cantor teve diversos empregos na adolescência para ajudar em casa e sustentar seu sonho.

"Eu comecei na música muito cedo, desde os 10 anos. Sempre tive o sonho de ser músico e foi tudo muito natural da minha pessoa. Eu fiz muitos trabalhos entre 13 e 16 anos; entreguei pizzas, fui lavador no lava-rápido, distribuí panfletos, trabalhei como operador de telemarketing etc. Por volta dos 17 anos comecei a me virar e ganhar um dinheiro com a música. O sucesso da letra do meu funk, especialmente com a internet, começou a fazer muito sucesso. Foi algo de muita superação e disposição, pois eu sempre tinha como meta viver do que eu amo fazer. Estou fazendo sons com muito orgulho da minha cultura e de ser um 'funkeiro'", disse o cantor que lança, no próximo dia 18, a segunda parte do álbum "Mundão Girou", que marca 10 anos de trajetória profissional na música.

Paixão pelo Corinthians

MC Hariel é um torcedor declarado do Corinthians e tem muito envolvimento com o clube e com a torcida alvinegra. Apesar da correria com shows, o músico nunca deixa de acompanhar os jogos do time de coração. Em diversas músicas, ele fala sobre a equipe paulista, que é uma das maiores paixões de sua vida. A música "Manto do Timão", sucesso lançado com MC Ryan e MC Kevin, é uma delas.

"Tenho muito amor, paixão e carinho pela gigante instituição Corinthians. É um time que foi feito por operários, com uma história bonita e em prol da Democracia. Eu sempre amei o Corinthians e conciliar é muito natural, pois faz parte do meu cotidiano. Principalmente por conta do amor pelo Corinthians, mesmo sendo difícil, sempre coloco na minha agenda um jogo para assistir, seja na TV ou no estádio. Gosto muito de acompanhar o time", afirmou.

"Quando eu escrevo, sempre procuro colocar a realidade e verdade nas palavras, por isso falo do Corinthians, que significa muito para mim e para minha história. Essa é a minha verdade. Sempre respeito todos os outros times e todas as torcidas, mas eu escrevo e falo sobre a minha verdade. O clube alvinegro tem muita importância na minha vida."

Participações especiais no meio do futebol

Em 2021, no aniversário de 111 anos da equipe alvinegra, MC Hariel foi convidado pelo próprio clube para participar do evento. E sua conexão com o futebol o fez ser convidado para ser o principal ator no comercial da HBO Max do Campeonato Paulista 2022.

MC Hariel - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
MC Hariel em comercial do Campeonato Paulista 2022
Imagem: Reprodução/Instagram

"Fico muito feliz de poder estar fazendo um pouco parte da história do Corinthians, como ser um MC que participou de uma Live de 111 anos do clube. Nem que seja só um pouco, e sem a 'bola nos pés', levar o nome do clube para longe é sensacional. Gosto muito de futebol, sou corintiano roxo e respeito todos os outros times e bandeiras, mas o Corinthians é outra 'fita'", disse.

"Eu fiquei muito feliz mesmo. Foi sensacional, uma gratidão eterna e levei o trabalho como um aprendizado, pois foi o primeiro comercial que realizei. Sempre quando me vejo na televisão eu tiro uma 'onda' e é muito gratificante mesmo."

Relação com jogadores

O cantor tem diversos jogadores como ídolos, especialmente certos nomes da história do Corinthians. Fã de futebol desde que se lembra por pessoa, Hariel acompanhou distintas fases da equipe alvinegra, sendo épocas de glória, mas também complicados momentos. Após anos complicados e até um rebaixamento, ele relembrou o papel de Ronaldo Fenômeno na superação do clube para as seguintes temporadas.

"Eu tenho muitos ídolos, mas um 'cara' que eu gosto muito e tenho vontade de conhecer um dia, é o Ronaldo Fenômeno. A partir do momento em que ele passou pelo Corinthians muita coisa mudou para melhor. Sou muito fã da história dele no futebol, mas tem outros muito significantes para mim. Gosto muito do Carlitos Tévez, Nilmar, Marcelinho, Dida e Marquinhos, que tenho muita vontade de conhecer e trocar uma ideia."

Outro ponto interessante é que muitos jogadores da atualidade são fãs do cantor e acompanham sua carreira musical. Para ele, criar amizade e entender o lado pessoal dos profissionais, especialmente do seu time de coração, não tem preço.

Influência na vida das pessoas

Hariel é conhecido como um funkeiro multimídia. O cantor compõe e lança músicas tanto de ostentação quanto de realidade e motivação.

"Eu tenho uma grande responsabilidade, que encaro como o mais bonito e precioso. Conversar com as pessoas e falar o que tem que ser dito é muito importante. Por sermos seres humanos, acertamos e erramos certas vezes, mas, para mim, a coisa mais bonita é quando as pessoas me dizem que se sentem felizes ao escutar minha música, que procuram novos significados de palavras etc. Isso é uma coisa que não tem preço. O cachê é caro, mas isso, por exemplo, vale mais que tudo. Você sentir que está sendo importante de fato, que o que você faz tem relevância na vida dos outros, é sensacional", disse o músico.

Superação do funk

MC Hariel é um dos principais nomes da história do funk e sempre quer levar e valorizar a bandeira do gênero musical. Ele foi convidado para cantar no Rock in Rio 2022, em setembro deste ano.
"Minha intenção não é mudar o funk, mas, sim, melhorar alguns pontos que vejo possibilidade. Chegar no Rock in Rio carregando essa bandeira da rua, da nova geração, é uma felicidade imensa. Estou preparando para chegar lá e mostrar que o funk pode estar em qualquer evento que envolve música", avisou.

"Esse gênero é muito didático também, sendo uma cultura musical que envolve muito mais do que certas pessoas pensam. É muito perigoso falar em nome do funk, mas o que a gente quer é que ele sempre evolua e a gente sempre faz para que isso aconteça. Acredito que fazendo o trabalho bem feito possa alavancar cada vez mais a presença nesses tipos de eventos e se torne uma realidade concreta. Não só eu, como a maioria dos funkeiros, merece isso", comentou.

Nascimento do filho

Recentemente, MC Hariel e a influenciadora Kaynna Barbaresco postaram vídeo nas redes sociais divulgando que o bebê que ela espera será um menino.

MC Hariel - Divulgação/Kondzilla - Divulgação/Kondzilla
MC Hariel e Kaynna Barbaresco, que espera o primeiro filho do músico
Imagem: Divulgação/Kondzilla

"Eu não aguento mais a ansiedade. Isso está dificultando até nas horas de dormir, pois faltam somente dois meses para ele nascer. Todo dia eu penso nele, sonho, e imagino o rosto dele porque ser pai é uma sensação única. Estou conseguindo estar próximo e acompanhar a gestação, sendo para mim uma felicidade imensa. É sensacional ver um milagre da vida acontecer na nossa frente e saber que depois que nós passarmos por tudo isso vai ter um prêmio. Com certeza será uma benção que vai descer para a nossa vida, para cuidarmos dele agora e depois ele cuidar de nós. O que vale é a família", disse emocionado o pai de primeira viagem.