Topo

Vasco

Vasco minimiza prejuízo com B. Gomes e atende setor carente com Zé Gabriel

Zé Gabriel irá do Internacional para o Vasco, e Bruno Gomes irá do Vasco para o Internacional - Ricardo Duarte (Inter) / Thiago Ribeiro (Agif)
Zé Gabriel irá do Internacional para o Vasco, e Bruno Gomes irá do Vasco para o Internacional Imagem: Ricardo Duarte (Inter) / Thiago Ribeiro (Agif)

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/02/2022 04h00

Dos males o menor. Assim pode ser considerada a negociação envolvendo o volante Bruno Gomes, de 20 anos, promessa revelada nas divisões de base do Vasco e que está acertado com o Internacional. O Cruzmaltino conseguiu convencê-lo a retirar a ação na Justiça do Trabalho - onde cobrava a rescisão e cerca de R$ 2 milhões - e, de quebra, atendeu um pedido do técnico Zé Ricardo para o sistema defensivo, o mais carente do elenco atualmente, trazendo o zagueiro Zé Gabriel.

Caso sejam aprovados nos exames médicos, Bruno Gomes assinará um contrato de quatro anos com o Colorado, e Zé Gabriel um de dois anos com o Vasco.

No caso do volante, o Cruzmaltino ainda manterá 50% de seus direitos econômicos com a possibilidade do Colorado comprar 20% deste percentual após dois anos, mediante o pagamento de um valor já pré-fixado. Já o zagueiro terá 70% de seus direitos econômicos adquiridos pelo clube de São Januário.

Atualmente, o técnico Zé Ricardo conta, oficialmente, com apenas três zagueiros no elenco: o experiente Anderson Conceição, o novato Ulisses e o equatoriano Luís Cangá, que ainda nem estreou. Destaques na Copa São Paulo, os jovens defensores Pimentel e Zé Vitor têm treinado entre os profissionais, mas ainda estão no período de transição.

Mesmo com a iminente chegada de Zé Gabriel, o Vasco deve contratar ao menos mais um zagueiro para a disputa da Série B. O clube também avalia um volante, um meia e dois atacantes. Vale lembrar que o reforço colorado é polivalente e também atua como volante.

Bruno Gomes se convenceu a retirar a ação

Insatisfeito no Vasco, Bruno Gomes chegou a ingressar com uma ação na Justiça do Trabalho cobrando a rescisão de contrato e também uma indenização na casa dos R$ 2 milhões. Para isso, alegou salários atrasados, FGTS não recolhido, entre outras questões.

Antes disso, o volante já havia manifestado à diretoria e ao técnico Zé Ricardo o desejo de respirar novos ares, e a ideia inicial do Cruzmaltino era emprestá-lo. Uma negociação neste sentido, inclusive, já havia sido feita com o próprio Internacional, mas ela não prosperou na ocasião.

Bruno, então, passou a treinar no CT Moacyr Barbosa em horários alternativos, com os jogadores que não estavam nos planos da comissão técnica.

Sua insatisfação, porém, era externada dentro e fora do clube, e a própria família e o staff desejavam sua saída. No entanto, a ação judicial repercutiu muito mal entre os torcedores e também dentro do clube. Houve a interpretação de que mesmo com salários a receber, o jogador demonstrou ingratidão ao Vasco, agremiação que o revelou.

Após muitas conversas, Bruno Gomes foi convencido a retirar o processo e as negociações com o Internacional foram retomadas nos moldes atuais, chegando-se a um consenso.

Vasco