Topo

Gaúcho - 2022

Inter leva 3 a 1 do Ypiranga e perde a liderança do Campeonato Gaúcho

Lorran (do Ypiranga) fez um dos gols da partida e Edenilson (do Inter) perdeu um pênalti - Ricardo Duarte/Inter
Lorran (do Ypiranga) fez um dos gols da partida e Edenilson (do Inter) perdeu um pênalti Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2022 18h27

O Internacional não é mais líder do Campeonato Gaúcho. Hoje (5), levou 3 a 1 do Ypiranga, pela quarta rodada da competição, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Os gols foram marcados por Lorran e Erick (duas vezes), pelo Ypiranga, e Bruno Méndez, pelo Inter. Foi a primeira derrota do Colorado sob comando de Alexander Medina.

O novo líder é exatamente o time de Erechim, com nove pontos. A situação pode mudar ao fim da rodada caso o Grêmio vença o Guarany de Bagé, amanhã (6). O Inter para em sete pontos e fica em terceiro, mas pode perder mais posições com a conclusão da rodada.

O Ypiranga terá pela frente o Juventude na próxima quinta-feira (10), em Caxias do Sul. Já o Internacional encara o Novo Hamburgo, na quarta-feira (9), em casa.

Foi bem: Erick inferniza a defesa do Inter

O atacante Erick não fez apenas dois gols, mas infernizou a defesa do Inter durante todo o jogo. Tanto que Alexander Medina tirou Heitor e colocou Mercado exclusivamente para evitar as investidas dele em velocidade.

Foi mal: Heitor dá espaços

A exemplo do que tinha acontecido no jogo anterior, contra o São Luiz, o lateral direito Heitor deu espaços, errou marcações e viu os três gols do Ypiranga com sua participação nas jogadas. Ao ser substituído, foi vaiado pela torcida do Inter presente no estádio.

Edenilson perde pênalti

Edenilson não está acostumado a perder pênaltis. Mas, pela segunda vez desde que chegou ao Colorado, errou. Ainda no primeiro tempo, Caio Vidal foi derrubado dentro da área. Na cobrança, o meio-campista foi barrado pelo goleiro Edson, que defendeu. Foi o 17º pênalti cobrado por ele pelo time vermelho, e segundo desperdiçado. O outro foi contra o Olimpia, pela Libertadores do ano passado.

Ypiranga reclama

Logo no início do jogo, o Ypiranga reclamou pênalti. Rodrigo Carioca entrou na área pela esquerda e foi derrubado por Heitor. O árbitro Wagner Silveira Echevarria, porém, mandou o lance seguir, para reclamação do time da casa.

O jogo do Ypiranga: marcação alta e golaço

O Ypiranga não utilizou a estratégia mais comum quando uma equipe menor encara um rival mais tradicional. Ao invés de recuar linhas e defender sua meta com força, o time de Erechim tratou de pressionar e tirar a saída de bola do Inter. Deu certo. Em várias jogadas a retomada ofensiva ocasionou chances de gol. Daniel, goleiro do Inter, evitou o quanto conseguiu, mas Lorran fez um golaço ainda na etapa inicial. No segundo tempo, dois gols antes dos 10 minutos colocaram o time da casa bem mais perto da vitória.

O jogo do Inter: Entre chances e falhas

O Inter teve chances. Desde no primeiro minuto, buscou concluir a gol e construir suas jogadas em velocidade. Por isso, Alexander Medina optou por jogadores com esta característica para começar a partida. Foi David o centroavante, e Caio Vidal seguiu na equipe. Aos sete minutos, Caio Vidal sofreu pênalti, mas Edenilson perdeu. O Inter seguiu em cima, e alguns minutos depois, Boschilia acertou a trave. Ainda que tenha saído atrás, o time de Porto Alegre nunca desistiu de tentar e acabou igualando ainda no primeiro tempo. Mas se as coisas foram dentro do esperado na frente, o mesmo não vale para a defesa. Com muitos espaços, principalmente pela direita, o time foi ameaçado e vazado durante o jogo, perdendo a partida e ainda sofrendo outros lances perigosos.

Cronologia

Lorran abriu o placar para o Ypiranga aos 23 minutos do primeiro tempo. Bruno Méndez empatou para o Inter no último minuto do primeiro tempo. Erick fez o segundo aos cinco minutos do segundo tempo e o terceiro aos sete minutos, colocando o Ypiranga dois gols na frente e definindo o placar.

FICHA TÉCNICA
YPIRANGA 3 X 1 INTERNACIONAL

Data: 05/02/2022 (Sábado)
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Árbitro: Wagner Silveira Echevarria
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel e Maíra Mastella Moreira
Cartões amarelos: Carlos Alexandre, Porfírio, Gedeílson, Beléa (YPI); Moisés, Wesley (INT);
Gols: Lorran, do Ypiranga, aos 23 minutos do primeiro tempo; Bruno Méndez, do Inter, aos 45 minutos do primeiro tempo; Erick, do Ypiranga, aos 5 e aos 7 minutos do segundo tempo;

YPIRANGA
Edson; Gedeilson, Carlos Alexandre, Marcão (Windson) e Diego Porfírio; Lorran (Amorim), Lucas Falcão e Luiz Felipe (Robson); Erick (Guilherme Beléa), Matheus Santos e Rodrigo Carioca (Jefferson).
Técnico: Luizinho Vieira

INTERNACIONAL
Daniel; Heitor (Wesley), Bruno Mendez, Cuesta e Moisés (Paulo Victor); Dourado, Liziero (Mercado), Edenilson, Boschilia (D'Alessandro) e Caio Vidal (Mauricio); David.
Técnico: Alexander Medina