Topo

Corinthians vence Ituano com virada na raça e gols de Giuliano e Paulinho

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

06/02/2022 20h27

Na noite deste domingo (6), o pressionado Corinthians voltou a vencer pelo Campeonato Paulista. Comandado pelo interino Fernando Lázaro, o Timão saiu em desvantagem contra o Ituano, e na base da raça buscou forças para, com gols de Giuliano e Paulinho, derrotar a equipe do interior por 3 a 2. O resultado positivo afasta temporariamente as críticas em cima da equipe, que segue em busca de um novo treinador após a demissão de Sylvinho.

O primeiro tempo foi todo do Ituano, que chegou a fazer dois gols em sete minutos de jogo — um deles anulado por posição ilegal. Nervoso e desorganizado, o Corinthians sofria com os contra-ataques e flertou com um vexame no Novelli Júnior. Na etapa final, no entanto, Giuliano organizou o meio de campo dos visitantes, que conseguiram buscar a virada também por conta do talento de seus jogadores mais experientes.

O resultado leva o Corinthians aos sete pontos ganhos no Grupo A do Paulistão, chave que lidera até o momento. O Ituano conheceu sua primeira derrota no estadual e é o terceiro colocado do Grupo C, com os mesmos sete pontos, porém atrás de Palmeiras (10) e Mirassol (8).

Live do Corinthians

O melhor: Paulinho

Sofreu um pênalti, marcou um gol de cabeça e foi determinante para a vitória do Corinthians no Novelli Júnior. Embora seja um volante, subiu à área adversária e finalizou com perigo em outras oportunidades.

O pior: Cantillo

O colombiano fez sua estreia com a camisa do Corinthians na temporada 2022, mas não foi bem. Deixou o time lento no meio de campo e, em um erro de passe no campo de defesa, proporcionou o primeiro gol do Ituano na partida. Foi substituído no intervalo para a entrada de Giuliano.

Ituano tem início fulminante, mas peca no 2º tempo

Os 20 minutos iniciais da partida deram a entender que o Ituano poderia aplicar uma imponente vitória diante do Corinthians. A equipe começou melhor, mais ligada em campo, colocou o adversário na roda e não encontrava dificuldade para chegar ao gol defendido por Cássio. Na volta do intervalo, a intensidade do primeiro tempo cobrou a conta e o time perdeu a velocidade e o ímpeto ofensivo. Com Paulinho inspirado, a equipe de Itu se posicionou na defesa e não conseguiu barrar o Alvinegro.

Corinthians se apoia no talento dos medalhões

Não foi uma atuação de encher os olhos dos corintianos. Depois de muito sofrer no primeiro tempo, o Corinthians soube se impor na base da raça e dominou o Ituano fora de casa. Prevaleceu o talento dos medalhões Willian, Roger Guedes, Giuliano e Paulinho, que mudaram a partida na etapa final e deram a vitória ao Timão.

Extravasa, Fernando Lázaro

O corintiano Fernando Lázaro não conteve a emoção no momento do terceiro gol do Corinthians, anotado por Paulinho. Depois de ver suas mudanças darem resultado e o Timão virar a partida fora de casa, o interino acertou em cheio um copo d'água e extravasou na beira de campo ao comemorar a vitória no Novelli Júnior.

Cronologia do jogo

Os minutos iniciais da partida foram de completo domínio do Ituano, que logo aos 5 minutos de jogo abriu o placar com Neto Berola em rápida jogada de contra-ataque. Dois minutos depois, o lateral Roberto entrou na área, ganhou vantagem em relação a João Victor e chutou rasteiro. A bola passou por entre as pernas do goleiro Cássio e estufou as redes, mas logo o lance foi anulado por conta da posição de impedimento do autor do gol.

Na sequência, o Corinthians se lançou ao ataque em busca do empate, porém seguiu sofrendo com as subidas do Ituano. Em uma jogada individual de Paulinho, o goleiro Pegorari o derrubou dentro da área e o juiz marcou pênalti. Fábio Santos bateu e colocou a partida em igualdade novamente. No entanto, no fim da etapa inicial, o Ituano voltou a ficar em vantagem com Cleberson, de cabeça, após falha do Timão na marcação dentro área.

No segundo tempo, Fernando Lázaro colocou Giuliano na vaga de Cantillo e o Corinthians teve uma outra dinâmica, bem mais agressiva. O camisa 11 não precisou nem de um minuto sequer para empatar a partida ao aproveitar cruzamento de Roger Guedes. Depois, Gabriel Pereira entrou no lugar de Jô e deu a assistência para Paulinho, de cabeça, dar número finais ao duelo no interior de São Paulo.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília) para encarar o Mirassol, na Neo Química Arena, pela 5ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O Ituano joga um dia antes, contra o Água Santa, em Diadema.

FICHA TÉCNICA

Ituano 2 x 3 Corinthians

Data: 06/02/2022

Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)

Hora: 18h30 (de Brasília)

Cartões amarelos: Pacheco e Córdoba (Ituano); Paulinho e Fábio Santos (Corinthians)

Cartões vermelhos: -

Gols: Neto Berola, aos 5' do 1º tempo (1-0); Fábio Santos, aos 30' do 1º tempo (1-1); Cleberson, aos 41' do 1º tempo (2-1); Giuliano, a 1' do 2º tempo (2-2); Paulinho, aos 25' do 2º tempo (2-3)

ITUANO: Pegorari; Pacheco (Iago Telles), Cleberson (Lucas Dias), Bernardo, Rafael Pereira e Roberto; Kaio (Córdoba), Jiménez e Gerson Magrão; Rafael Elias e Neto Berola (Gabriel Barros). Técnico: Mazola Júnior.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo (Giuliano), Paulinho (Du Queiroz) e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Willian), Roger Guedes e Jô (Gabriel Pereira). Técnico: Fernando Lázaro.