Topo

Supercopa: Galo pressiona CBF para enfrentar Fla em campo neutro e mira SP

Troféu dado ao campeão da Supercopa do Brasil - Lucas Figueiredo/CBF
Troféu dado ao campeão da Supercopa do Brasil Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Victor Martins

Colaboração para UOL, em Belo Horizonte (MG)

07/02/2022 04h00

Atlético-MG e Flamengo vão disputar a Supercopa do Brasil no dia 20 de fevereiro, ainda sem local definido. A demora para a escolha do palco da decisão passa pela pressão feita pela diretoria atleticana na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Galo não quer enfrentar o Flamengo no Nordeste, para evitar uma sensação de injustiça.

É notório que se o jogo for disputado em Fortaleza ou Natal, por exemplo, será como o Flamengo ter mando de campo, pelo tamanho da torcida que o Rubro-Negro tem nesses locais. Como o Atlético venceu o Campeonato Brasileiro e também a Copa do Brasil, o clube vê essa situação como uma clara desvantagem ao rival carioca, que está na Supercopa em função do regulamento. Quando o mesmo time vence as duas principais competições nacionais, o vice-campeão do Brasileirão é quem vai para a disputa.

De acordo com apuração do UOL Esporte, o Atlético não teria problema de enfrentar o Flamengo no Nordeste caso a equipe carioca tivesse conquistado um dos campeonatos organizados pela CBF. Como não foi o que aconteceu, a direção alvinegra entende que causaria uma sensação de injustiça o Rubro-Negro jogar como se estivesse dentro de casa diante do atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil.

Já Brasília não seria um problema para o Atlético. Apesar de ter ciência de que a torcida do Flamengo seria bem maior no Mané Garrincha, o Distrito Federal conta com uma grande quantidade de mineiros. O que deixaria a situação um pouco mais equilibrada, na visão da diretoria atleticana. Mas como o governo local vetou a presença de público, a capital federal deixou de ser uma opção.

Para não ter de enfrentar o Flamengo como visitante, o Atlético aponta São Paulo como a melhor alternativa para realização da Supercopa. O Galo ainda tem a preferência pelo Morumbi, alegando que a logística para as duas equipes seria melhor do que no Nordeste. Assim como seria em Brasília, em São Paulo a torcida rubro-negra também estaria em maior número, mas a proximidade a Belo Horizonte e a quantidade de mineiros que residem em São Paulo faria a diferença não ser tão grande como em outros locais.

A definição do local da partida deve acontecer nas próximas horas.