Topo

Flamengo: Paulo Sousa enfatiza mensagem para elenco após derrota para o Flu

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/02/2022 04h00

Recém-chegado ao Brasil e ao Flamengo, o técnico Paulo Sousa deixou uma mensagem clara ao elenco após a derrota para o Fluminense, ontem (6), pelo Campeonato Carioca. Apesar dos elogios à atuação da equipe rubro-negra no primeiro tempo, o treinador português apontou querer ver uma maior obediência tática dos jogadores e controle emocional.

O comandante do Flamengo não poupou críticas ao desempenho na etapa final do clássico, e utilizou palavras como "desorganizado". Além disso, disse que "alguns jogadores não entenderam o que era para ser feito", citando, inclusive, o atacante Marinho, reforço anunciado no último dia 28.

"No segundo tempo, foi diferente. Tivemos menos intensidade e menos qualidade do que no começo do jogo. Com as mudanças, o time perdeu identidade. Alguns jogadores não entenderam o que era para ser feito e o que pedi. O nosso gol anulado... a gente estava para tomar uma decisão sobre o Pedro. Foi um segundo tempo diferente, um time que aconteceu, como no último ano, desorganizado", disse.

O duelo com o Tricolor foi apenas o segundo jogo em que Paulo Sousa esteve à beira do gramado — a estreia aconteceu na vitória sobre o Boavista, na última quarta-feira. Esta, inclusive, foi a primeira vez que o Fla iniciou uma partida tendo no time titular boa parte dos jogadores do grupo principal.

Em meio aos testes, e buscando conhecer melhor o elenco, as formações do time titular nos dois jogos foram diferentes. No primeiro, por exemplo, utilizou três zagueiros, enquanto ontem optou por uma linha de quatro no meio de campo, tendo Gabigol mais à frente.

Ao que tudo indica, ele ainda vai realizar novas mudanças, mas busca dar, o mais rapidamente possível, uma identidade forte à equipe.

Outro ponto levantado por Paulo foi o controle emocional. Esse debate, até mesmo, não chega a ser novidade na Gávea, mas a atual comissão técnica deve colocar à mesa a necessidade de soluções:

"O maior controle emocional da parte dos nossos jogadores é algo que estamos falando antes mesmo desse jogo. Quando chegamos ao estádio, ressaltamos a importância de nos mantermos focado no jogo. Não podemos cair em provocações ou perder a concentração em erros dos juízes. Temos que estar sempre focados para manter nossa qualidade de jogo e buscarmos as vitórias".