Jonathan vê chance no Botafogo contra o Nova Iguaçu, clube onde começou
O Botafogo encara o Nova Iguaçu, hoje (5), no Nilton Santos, em jogo que pode significar o início de uma caminhada no Alvinegro para o lateral-esquerdo Jonathan, que começou a carreira justamente no clube da Baixada Fluminense. O duelo, válido pela quarta rodada do Campeonato Carioca, começa às 20h.
O Glorioso, que iniciou a rodada na liderança, tem sete pontos e visa a vitória para tentar recuperar a ponta — o Vasco tem dez. Já o Nova Iguaçu, com apenas um ponto, tenta se recuperar na competição e deixar a zona inferior da tabela.
Em meio aos testes e avaliações do técnico Enderson Moreira neste começo de temporada, o Botafogo perdeu Carlinhos, titular na lateral-esquerda. O jogador teve uma lesão no joelho esquerdo e terá de passar por cirurgia.
Essa baixa abre espaço no elenco, e a comissão técnica tem como opções para o setor Jonathan e Hugo. No duelo com o Madureira — partida em que Carlinhos se lesionou — Jonathan foi o escolhido.
O camisa 6, que está na segunda passagem por General Severiano, deu os primeiros passos na carreira no Nova Iguaçu, adversário de logo mais, onde chegou ainda novo.
Após atuar na base do clube da Baixada Fluminense, e uma passagem pelo Internacional, Jonathan desembarcou no Alvinegro em 2017, ainda para as categorias inferiores.
Ele estreou no elenco profissional em 2019, mas pouco ficou. Depois de 17 partidas disputadas, foi vendido ao Almeria, da Espanha, por, na cotação da época, cerca de R$ 4,5 milhões, em transação que envolveu 75% direitos do jogador. Na ocasião, Botafogo e Nova Iguaçu dividiram tal quantia.
Ele retornou ao Glorioso no meio do ano passado, por empréstimo do clube espanhol. Agora, com uma lacuna no elenco e uma disputa que promete ser acirrada, Jonathan pode recuperar espaço.
"A única coisa que me impede é a suspensão do Carli e a lesão do Carlinhos. Vamos avaliar a melhor equipe. Não pensamos em poupar jogador. Só não joga se apresentar um desgaste excessivo. A gente toma essas decisões no dia a dia com base na análise interna. Hoje, pensamos única e exclusivamente no Nova Iguaçu. Queremos a melhor equipe possível para tentar a vitória", disse Enderson, após a vitória sobre o Madureira, na última quinta-feira.
Ao menos por enquanto, a diretoria está em compasso de espera para a contratação de reforços. O clube aguarda a finalização de todo o trâmite para a transformação do departamento de futebol em SAF para conseguir avançar em algumas frentes já planejadas.
"A gente movimentou pouco no mercado, porque não tínhamos tantos recursos. Mas, conseguimos um perfil muito bom de atletas. Até na questão de ambiente, que sempre precisa ser muito saudável. São jogadores que vão nos ajudar muito, mesmo quando não jogarem", apontou o treinador.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO x NOVA IGUAÇU
Competição: Campeonato Carioca
Data: 7 de fevereiro de 2022, segunda-feira
Hora: 20h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, em Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá
BOTAFOGO: Gatito; Daniel Borges, Kanu, Carli e Jonathan Silva; Fabinho, Breno e Felipe Ferreira (Raí); Vitinho, Diego Gonçalves e Matheus Nascimento (Erison). Técnico: Enderson Moreira.
NOVA IGUAÇU: Luis Henrique, Leonardo, André Santos, Gilberto e Rafinha; Abuda, Vinícius, Andrey e Luã Lúcio; Dieguinho e Samuel. Técnico: Carlos Vítor
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.