Topo

Jornal: Espanha e Portugal é única candidatura europeia para Copa de 2030

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa - Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa Imagem: Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/02/2022 11h06

A sede para a Copa do Mundo de 2030 ainda não foi escolhida, mas deve acontecer nos próximos anos. No entanto, a Uefa — órgão que rege o futebol europeu — já traçou um plano para que a competição seja disputada na Europa.

De acordo com o jornal espanhol 'Marca', o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, pediu para que as 55 associações que fazem parte da entidade fizessem um esforço para que o continente tenha uma única candidatura — na tentativa de não criar uma disputa interna e o órgão poder dar apoio total a uma só.

Hoje, a chapa Reino Unido-Irlanda que queria sediar a Copa do Mundo de 2030, publicou uma nota dizendo que eles abriram mão de sediar o Mundial e estão focados na realização da Eurocopa de 2028. Reforçando a informação publicada pelo Marca.

Os países ibéricos teriam o apoio de confederações vizinhas à Arábia Saudita. Os árabes teriam ficado felizes com o fato da Supercopa da Espanha ter sido disputada no país.

A escolha da sede de uma Copa é uma votação com todos os países associados à Fifa. Para 2030, Espanha e Portugal é a única candidatura confirmada oficialmente.

A expectativa é de que Argentina, Paraguai e Uruguai também se candidatem para celebrar os 100 anos do primeiro Mundial em terras uruguaias.