Topo

Fluminense

Vitória sobre Fla pode amenizar ambiente no Flu, em meio às críticas a Abel

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/02/2022 04h00

Das vaias aos sorrisos após o clássico. O início de trabalho do técnico Abel Braga no Fluminense não tem se mostrado fácil, mas o triunfo sobre o rival Flamengo, ontem (6), pelo Campeonato Carioca, pode mudar um pouco o ambiente nas Laranjeiras, enquanto o elenco caminha para a estreia na Libertadores.

O próprio treinador, em entrevista coletiva depois do apito final, utilizou as palavras "confiança" e "tranquilidade" ao falar sobre o resultado positivo diante de um "adversário muito forte", como classificou.

Nesta quarta passagem de Abel como técnico do Flu, a relação com a torcida começou conturbada. Na vitória sobre o Audax Rio, na última quinta-feira, por exemplo, a não utilização do meia Ganso foi o estopim para fortes críticas vindas da arquibancada — que já haviam acontecido, em menor proporção, após a derrota para o Bangu, na estreia.

Além de celebrar os três pontos, o comandante tricolor salientou o fato de a equipe não ter levado gol pelo terceiro jogo consecutivo. Apesar das mudanças e testes, ele já demonstrou convicção na implementação de um esquema com três zagueiros, tendo o volante Felipe Melo como "curinga" na última linha defensiva.

"Dá confiança porque não é um adversário vulgar, um adversário comum, é um adversário muito forte. (...) Para nós tem um significado importante vencer um adversário desse quilate. É óbvio que traz confiança e uma certa tranquilidade. Já foram três jogos sem sofrer gols, isso é um pouco complicado para início de temporada. Começamos a ter uma convicção de que a coisa está correndo bem atrás. Vamos nos preparar para o próximo jogo, que também é um clássico, e temos que encarar com a mesma seriedade que encaramos hoje", disse.

Pressionado pelo investimento feito no mercado, uma vez que foram oito reforços e alguns nomes de peso, e com a Libertadores batendo à porta — primeiro jogo contra o Millonarios, da Colômbia, pela segunda fase, será no dia 22 —, Abel tenta corrigir os erros para fazer o time engrenar.

A vitória sobre o Flamengo foi a terceira consecutiva — já havia vencido Madureira e Audax Rio —, mas ainda com algumas arestas a serem aparadas, como o próprio técnico indicou. "Nós temos que fazer melhor na ocupação de espaço. Temos que melhorar muito na segunda bola".

Nas redes sociais oficiais, o Fluminense utilizou o "O Fluminense é fo...", frase dita por Abel na chegada ao clube. Além disso, publicou um vídeo com a legenda "foi lindo", que é constantemente usada por torcedores para se referir ao treinador de uma maneira negativa, mas, agora, o próprio clube utilizou em um momento afirmativo.

Ganso

Motivo de rusga entre Abel Braga e a torcida, o meia Ganso quase entrou no clássico. O jogador, que estava à disposição no banco de reservas, chegou a ser chamado pelo treinador, mas a expulsão de Calegari fez o treinador mudar os planos.

Fluminense