Topo

Mundial de Clubes - 2021

OPINIÃO

Colunistas: Palmeiras vira favorito contra Chelsea após atuações na semi?

Mundial de Clubes: Raphael Veiga, Dudu, Rony e Zé Rafael comemoram gol do Palmeiras contra o Al Ahly - Fabio Menotti/Palmeiras
Mundial de Clubes: Raphael Veiga, Dudu, Rony e Zé Rafael comemoram gol do Palmeiras contra o Al Ahly Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/02/2022 16h27

Palmeiras e Chelsea fazem, no próximo sábado (12), às 13h30 (de Brasília), a esperada decisão do Mundial de Clubes de 2021. O Alviverde chega à final sem ter tido muito trabalho na semifinal, com vitória por 2 a 0 sobre o Al Ahly, ontem (8). Já os Blues confirmaram a vaga depois de passarem sufoco contra o Al Hilal —Lukaku fez o gol do triunfo por 1 a 0, disputado hoje (9).

Diante deste cenário, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: As atuações de Palmeiras e Chelsea tornam o time brasileiro favorito para a grande decisão? Veja o que eles acham:

Arriscaria dizer que um confronto entre Palmeiras da semifinal contra Chelsea da semifinal colocaria o alviverde em vantagem. O Palmeiras da semifinal, que tem sido o Palmeiras das decisões, não pisca, não vacila. De todo modo, como os europeus são sempre favoritos, com seu poderio financeiro e seus esquadrões multinacionais, os ingleses devem seguir liderando nas casas de apostas. Mas por pouco. Não sabemos como as equipes serão escaladas, nem como estarão emocionalmente, mas a disciplina e a capacidade de recuperar a bola do Palmeiras somadas à inconstância e à fragilidade do lado esquerdo do Chelsea estão deixando o Verdão sonhar.
ALICIA KLEIN

Não. Mas reduziu o favoritismo natural do campeão europeu, que venceu as últimas oito edições, de absoluto para ligeiro. Agora não mais que 52% a 48%. Tem jogo no sábado.
ANDRÉ ROCHA

Favorito eu não diria. Mas também não vejo o Chelsea como tal.
JUCA KFOURI

De jeito nenhum. O Chelsea é o favorito. Mas, como já sabíamos antes, não é imbatível. Mostrou vulnerabilidades que o Palmeiras pode aproveitar.
JULIO GOMES

Não era e não é favorito. O que fica da semifinal do rival é que "yes, we can". Claro que o empenho do Chelsea contra o Palmeiras tende a ser maior do que foi contra os sauditas, mas o jogo desta quarta deixou claro que o Palmeiras pode, sim, ser campeão mundial.
MARÍLIA RUIZ

Não tem favorito. É meu pensamento desde que o Palmeiras eliminou São Paulo, Galo e triturou o Flamengo na final.
MENON

Pelo que jogaram nas semifinais, o Palmeiras é para lá de favorito! Acredito até que, se seguir com essa bolinha mixuruca, o Chelsea corra seríssimo risco de ser goleado na decisão do Mundial. Na vida e no futebol não basta ter talento, é preciso também ter gana! E isso tem de sobra na boa equipe treinada por Abel Ferreira!
MILTON NEVES

Não, mas indicam que teremos jogo. Chelsea ligeiramente favorito: 52% a 48%.
PERRONE

Não mudam nada. Não é uma atuação ruim que vai tirar o favoritismo do Chelsea e nem uma vitória segura na semifinal que vai colocar o Palmeiras no mesmo patamar de um gigante europeu. O time brasileiro até pode ser campeão mundial, mas vai para a final como azarão.
RAFAEL REIS

Está equilibrado. O Chelsea não vem jogando um bom futebol nesse início de ano. O Palmeiras chega muito mais empolgado e tem um elenco muito forte. Claro que o Chelsea tem jogadores melhores, mas o momento não reflete esse favoritismo todo.
RODOLFO RODRIGUES

Não. O Chelsea não encara o Al Hilal e nem vai encarar o Palmeiras como um jogo de Champions League ou Premier League. Concentração e intensidade mais baixas, como todas as equipes europeias fazem em todas as edições de Mundial. Isso diminui a distância, mas a parte técnica do time inglês ainda se sobressai.
RODRIGO COUTINHO

Não. O Palmeiras teve uma atuação melhor do que o Chelsea. Sofreu pouco, enquanto o time inglês foi pressionado pelo Al Hilal uns 25min do 2º tempo. Dito isso, não muda o fato de que o elenco inglês é superior ao palmeirense em todos os setores, e Tuchel é um bom técnico. Ou seja, o Chelsea continua como favorito. Mas o Palmeiras tem mais chance de vencer do que ano passado e do que outros brasileiros em edições anteriores.
RODRIGO MATTOS