Topo

Atlético-MG tem noite ruim e perde a primeira sob comando de Turco Mohamed

Jogadores do Atlético-MG e da URT brigam pela bola em jogo do Campeonato Mineiro - Divulgação/Atlético-MG
Jogadores do Atlético-MG e da URT brigam pela bola em jogo do Campeonato Mineiro Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/02/2022 23h26

Após cinco partidas, o Atlético-MG perdeu pela primeira vez sob o comando de Turco Mohamed. Com uma escalação completamente reserva, o Galo foi derrotado pela URT, por 1 a 0, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. A primeira derrota no Campeonato Mineiro fez o Alvinegro perder a liderança da competição, que agora está com o Cruzeiro.

Quem também se deu bem foi a URT, que venceu pela primeira vez no Estadual e saiu da lanterna. Mais do que isso, a equipe de Patos de Minas também deixou a zona do rebaixamento.

Quem foi bem: Derlan

Também pelo gol, mas não apenas por isso. O volante da URT se destacou pelo poder de marcação e dificultou bastante a vida dos meias e dos atacantes do Atlético.

Quem foi mal: Dylan Borrero

Destaque em rodadas anteriores, com gol e assistência, Dylan Borrero teve atuação bastante apagada em Patos de Minas. O meia do Galo errou bastante e não conseguiu criar boas oportunidades para os companheiros.

O jogo do Atlético-MG: lento e apático

Os reservas do Atlético foram escalados pela terceira vez por Turco Mohamed, assim como fez nos jogos fora contra Villa Nova e Uberlândia. Mas diante da URT a estratégia não funcionou. O Galo se mostrou um time apático e sem velocidade, o que facilitou as coisas para o sistema defensivo para o time da casa.

Enfim, Savinho

Savinho fez o primeiro jogo dele na temporada 2022 - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Savinho fez o primeiro jogo dele na temporada 2022
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Apontado como a maior revelação da categoria de base do Atlético nos últimos anos, o atacante Savinho está na terceira temporada no elenco profissional. Mas desde setembro de 2020, quando estreou, o garoto de 17 anos jogou pouco. A partida diante da URT foi a primeira dele com Turco Mohamed e a 22ª pelo Galo.

Banco 100% da base

Gabriel Delfim, Matheus Mendes, Micael, Neto, Guilherme Castilho, Rubens, Echaporã, Felipe Felício e Luiz Felipe eram as opções do técnico Turco Mohamed no banco de reservas do Atlético. Em comum, todos eles têm a base do Atlético. Os nove jogadores que ficaram no banco foram revelados pelo clube alvinegro.

Garotada deu vida nova

Uma bola desviada por Igor Rabello que passou perto e um chute de Calebe que foi travessão. Foi o que o Atlético criou de perigo em 60 minutos de jogo. A situação melhorou um pouco com a entrada de alguns garotos. Turco Mohamed começou a mudar o time aos 19 do segundo tempo e viu seus atacantes pisarem mais na área adversária. Mas não foi o suficiente para conseguir a virada.

Número de desarmes

Uma estatística que mostra bem o que aconteceu em Patos de Minas é desarme. Enquanto URT marcou muito forte e terminou a partida com 23 roubadas de bola, o Atlético fez somente seis desarmes, de acordo com os números do Footstats.

Liderança é do Cruzeiro

Quem aproveitou bem a derrota do Atlético foi o Cruzeiro. Um pouco antes, a Raposa venceu o Democrata, de Governador Valadares, por 1 a 0, no Mineirão. O gol de Edu, quase aos 54 minutos do segundo tempo colocou o clube estrelado na ponta. São 12 pontos, dois a mais do que o Galo.

FICHA TÉCNICA

URT 1 X 0 ATLÉTICO-MG

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Zama Maciel, em Patos de Minas (MG)
Data e horário: 09 de fevereiro de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Marco Aurélio Fazekas
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Frederico Soares Vilarinho
VAR: não tem
Cartões amarelos: Jhonathan Moc, Nininho, Breno e Mateus (URT) Vitor Mendes (CAM)
Gol: Derlan, aos 29' minutos do primeiro tempo

URT: Gustavo Silva, Nininho, Breno, Euller (Yan, aos 16 do 1º) e Jhonathan Moc; Derlan, Bruninho (Ferrugem, aos 19 do 2º) e Iago; Frank, Cebolinha e Mateus (Jessé, aos 37 do 2º). Técnico: Paulo Cezar Catanoce.

ATLÉTICO-MG: Rafael, Guga, Vitor Mendes, Igor Rabello e Dodô; Tchê Tchê, Calebe (Guilherme Castilho, aos 34 do 2º) e Dylan Borrero; Sasha (Rubens, aos 19 do 2º), Savinho (Echaporã, aos 25 do 2º) e Fábio Gomes (Felipe Felício, aos 19 do 2º). Técnico: Turco Mohamed.