Topo

Grêmio mantém 100% com time principal e ganha fôlego para testes

Grêmio é líder isolado do Gauchão e ganha respiro para seguir analisando o elenco - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio é líder isolado do Gauchão e ganha respiro para seguir analisando o elenco Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

10/02/2022 04h00

Até aqui, o Grêmio não deixou nenhum ponto para trás quando usou jogadores do elenco principal no Campeonato Gaúcho. Com a vitória diante do Aimoré, o grupo comandado por Vagner Mancini manteve 100% de aproveitamento em três partidas e deu fôlego ao clube. O respiro tem conexão com o próprio estadual, mas principalmente dentro do plano de testar alternativas e ideias de jogo de olho na Série B.

O time de Vagner Mancini é líder isolado do Gauchão com 13 pontos. E os resultados recentes fizeram o clube disparar na ponta da tabela.

O Grêmio venceu São José-RS, Guarany de Bagé e Aimoré com o time principal. É fato que as atuações não encheram os olhos, com direito até a crítica pública de Mancini ao time, mas os resultados ajudam o treinador a ter mais tempo.

A virada em São Leopoldo, na quarta-feira, veio depois de titulares serem lançados durante o jogo. Quatro nomes do time ideal entraram no decorrer do confronto. Ainda assim, a visão da comissão técnica e diretoria é que a escalação com reservas deu certo. Para conferir experiência aos mais jovens e aumentar a base de análise das opções internas.

De olho na Série B

O Grêmio abriu 2022 com a manutenção da comissão técnica que terminou o Brasileirão e não livrou o clube do rebaixamento. O clube buscou cinco reforços, todos por empréstimo, e ainda trabalha para reduzir a folha salarial pela metade. Com isso, a busca por alternativas dentro do próprio elenco e das categorias de base é uma palavra de ordem.

Vagner Mancini ainda tem a missão de aprimorar a ideia de jogo. O treinador tem a missão de transformar o Grêmio em time ofensivo, com posse capaz de furar retrancas ao longo do ano. E até aqui, a equipe tem sofrido para encaixar criatividade com ritmo.

De olho no Gauchão

Atual tetracampeão estadual, o Grêmio não quer abrir mão do Campeonato Gaúcho. E nos corredores do clube, já existe corrente que faz cálculos sobre a reta final da atual fase de classificação e consequência para o mata-mata.

O time gremista ainda jogará três partidas antes de enfrentar o Internacional, no estádio Beira-Rio. O Gre-Nal será válido pela penúltima rodada da fase e pode definir não só classificação como posição no topo da tabela. Chegar ao clássico com distância dos demais colocados é uma das metas, tornando o duelo menos impactante para o início do ano.

O Grêmio volta a campo contra o Juventude, no domingo (13), na Arena do Grêmio.