Topo

Rival do Fla já pertenceu a supermercado, mudou de nome e está em 3ª cidade

Jogadores do Audax, rival do Flamengo no Carioca, durante treino da equipe de Angra dos Reis - Anderson Mendes
Jogadores do Audax, rival do Flamengo no Carioca, durante treino da equipe de Angra dos Reis Imagem: Anderson Mendes

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/02/2022 04h00

Rival do Flamengo na noite de hoje (10), às 19h, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Audax é um clube em permanente busca por uma identidade. Recém-promovido à elite do Carioca, a equipe pretende firmar o pé na Série A e fincar raízes após mudanças.

Nascido em maio de 2005, o projeto era denominado Sendas Esporte Clube, em alusão à rede de supermercados que financiava a ideia. Inicialmente, o Sendas tinha um caráter social e visava abrir oportunidades a jovens carentes. Nesses primeiros passos, o clube-empresa estava sediado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e contava com uma estrutura considerada de ótima qualidade.

O trabalho começou a dar frutos e a equipe ocupou um espaço no cenário fluminense. Em 2007, a "Laranja Meritiense" conquistou a 3ª Divisão do Rio de Janeiro, faturou a Copa Rio e sofreu sua primeira transformação. Ao optar pela disputa da Série D de 2011, questões comerciais referentes à transmissão de TV fizeram com que o nome do mercado desse espaço ao Audax.

Além de bons resultados em campo, o Audax investiu na formação e contou com nomes que hoje brilham no Brasil e no mundo, casos de Vitinho (Flamengo), Bruno Guimarães (Newcastle), Samir (Watford) e Rafael Carioca (Tigres), por exemplo. A partir de 2013, o comando mudou de mãos e o Audax foi assumido pelos empresários Mário Teixeira e Gustavo Teixeira, que também tocam o Audax Osasco.

Depois de 15 anos em São João de Meriti, a primeira mudança de endereço. Seduzido pela parceria com uma empresa disposta a garimpar talentos, o clube trocou a Baixada pelo Centro-Sul Fluminense. Disposto a escrever um novo capítulo, o futebol se mudou para Miguel Pereira, mas o tempo na nova casa foi curto.

Audax  - Mailson Santana/Fluminense FC - Mailson Santana/Fluminense FC
Audax já encarou o Fluminense no Carioca de 2022
Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Com a bênção de Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro, a cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde, abrigou o Audax, que iniciou a temporada de 2022 já debaixo de um novo teto.

Disposta a criar vínculo entre o clube e a cidade, a prefeitura está dando um trato no estádio Jair Toscano de Brito. A partir de domingo (15), o time passa a atuar sob seus domínios à espera de um casamento seja duradouro.

Fla pela reabilitação

Após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, o Flamengo entra em campo em busca da reabilitação. Assim como prometido, Paulo Sousa deve manter o rodízio entre os jogadores e espera equilibrar a carga entre os jogadores.

A ideia neste início de ano é dar oportunidades a todos e chegar pronto na hora das partidas consideradas mais complicadas. Rodrigo Caio e Bruno Henrique são desfalques certos, porém o português irá poupar outros titulares nesta noite.

FICHA TÉCNICA:

AUDAX x FLAMENGO
Competição: Campeonato Carioca
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Dia: 10 de fevereiro 2022, quinta-feira
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Thayse Marques Fonseca

AUDAX: Max; Lucas Mota, Lucas Rocha, Thomás e João Vitor; Romarinho, Fernando Medeiros e Danilo; Misael, Anderson Lessa e Carlinhos. Técnico: Alex Alves

Flamengo: Diego Alves (Hugo); Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Isla, Willian Arão, Andreas Pereira e Everton Ribeiro e Arrascaeta; Marinho e Gabrigol. Técnico: Paulo Sousa