Meia do Chelsea pode vencer mais Mundiais do que qualquer time brasileiro
Mateo Kovacic sabe bem o que é ser campeão mundial de clubes. O meio-campista do Chelsea disputa a final do torneio pela terceira vez na carreira e busca o tricampeonato na decisão contra o Palmeiras, a partir das 13h30 (de Brasília) de amanhã (12), em Abu Dhabi. Se levar o título, vai conquistar sozinho o que nenhum clube brasileiro conseguiu em 18 edições da competição.
Considerando apenas os torneios organizados pela Fifa, os clubes brasileiros somam quatro títulos: dois do Corinthians (2000 e 2012), um do São Paulo (2005) e outro do Internacional (2006) —nesta conta não entram, por exemplo, os dois Intercontinentais do São Paulo (1992 e 93) ou a Copa Rio do próprio Palmeiras (1951). Kovacic, por sua vez, foi bicampeão com o Real Madrid e agora disputa sua terceira edição.
O caso do meio-campista não é isolado. Entre os craques do Real Madrid supercampeão europeu há vários que enfileiraram títulos mundiais. Toni Kroos é o recordista com cinco taças (uma com o Bayern); Cristiano Ronaldo, Marcelo, Benzema e uma porção de outros madridistas têm quatro cada um; e, neste sábado, Kovacic tem a chance de se aproximar desta turma.
O croata foi coadjuvante no Mundial de 2016, o primeiro com o Real Madrid, no qual atuou por apenas 15 minutos na final contra o Kashima Antlers (JAP). No ano seguinte, por coincidência em Abu Dhabi, foi titular apenas na semifinal contra o Al Jazira e viu do banco o título sobre o Grêmio. Neste ano, portanto, é a primeira vez que ele chega ao torneio como peça-chave de sua equipe.
Kovacic jogou os 90 minutos contra o Al Hilal na última quarta-feira (9) e participou do lance do gol: foi ele quem arrancou com a bola e acionou Havertz na linha de fundo antes de Lukaku aproveitar erro da defesa e fazer o único gol da vitória por 1 a 0. Também foi eleito o melhor em campo. Nesta temporada, no geral, ele tem sido titular, principalmente, nos períodos de ausência do francês Kanté, que está no Mundial mesmo que ainda não tenha condições físicas ideais.
"Estamos desesperados para vencer este título. Podemos ser o primeiro time da história do Chelsea a levar este troféu para Londres, então, estamos feliz de estar em uma final tão importante e faremos tudo para vencer", afirmou, nesta semana, o meia de 27 anos.
Kovacic é um dos dois únicos jogadores envolvidos na decisão que já foi campeão mundial de clubes. O outro é Thiago Silva, campeão do Torneio Intercontinental com o Porto em 2004 —o Palmeiras, atualmente, não tem nenhum campeão mundial no elenco. Esta lista restrita com certeza vai aumentar no sábado, para um lado ou para o outro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.