Topo

Mineiro - 2022

Arana marca, Atlético-MG bate o América-MG e aumenta série invicta

Guilherme Arana comemora gol do Atlético-MG contra o América-MG - PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Guilherme Arana comemora gol do Atlético-MG contra o América-MG Imagem: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

12/02/2022 18h29

O Atlético-MG levou a melhor no clássico diante do América-MG, hoje (12), pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Guilherme Arana e Savarino fizeram os gols da vitória de 2 a 0 do Galo na Arena Independência. Com o resultado, o Alvinegro chegou a 19 jogos sem perder para o Coelho, somando 14 vitórias e cinco empates.

Com o resultado, o Galo ocupa a segunda colocação na tabela atrás do Cruzeiro, com 13 pontos. Já o Coelho soma dez pontos e fecha o G4.

Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Athletic, na terça-feira (15), no Mineirão, às 21h. No dia seguinte, o América pega o Patrocinense, às 19h, no Independência.

Primeiro tempo:

Jogo amarrado. Assim foi a primeira etapa do clássico entre o Coelho e o Galo no Independência. As duas equipes fizeram forte marcação e tiveram poucas chances claras de gols. A melhor do América foi aos 19, quando Wellington Paulista cabeceou após cruzamento de Juninho, que veio pelo lado direito O goleiro Everson fez uma excelente defesa e evitou o gol americano.

Pelo lado do Galo, Zaracho teve a melhor oportunidade de abrir o placar já aos 49. O jogador escapou pelo lado direito e recebeu bola que veio da esquerda, que cruzou toda a área. O argentino finalizou de primeira e fez com que Jori fizesse uma ótima defesa.

Segundo tempo:

O Atlético iniciou rondando bem mais a área do Coelho, que recuou um pouco buscando atacar por meio dos contra-ataques. Aos 16, Hulk teve ótima oportunidade de cabeça após cruzamento de Nacho, que veio da esquerda. No minuto seguinte, Patric fez um cruzamento perigoso, mas Matheusinho chegou atrasado.
Aos 26, Keno inverteu o jogo para Nacho, que cruzou para Arana. O lateral mandou para o fundo das redes abrindo o placar. Aos 38, Savarino aumentou após jogada de Keno e Arana dando números finais à partida.

Arana, o carrasco do Coelho?

O lateral Guilherme Arana fez o gol da vitória do Atlético, mas essa não foi a primeira vez que ele decidiu um clássico entre Galo e Coelho. No encontro das duas equipes no ano passado, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, Arana garantiu a vitória do Galo por 1 a 0.

O melhor: Keno

No primeiro jogo da temporada, o atacante participou dos dois gols da partida. Fez passe espetacular para Savarino aumentar o placar e mostrou seu cartão de visitas ao técnico Toni Mohamed.

O jogo do América-MG: bola no Patric

O América tentou chegar ao ataque utilizando os lados do campo, principalmente o corredor direito. Por isso, Patric foi bastante acionado durante a partida. Com Wellington Paulista ocupando bastante espaço dentro da área, o cruzamento se tornou uma boa arma do Coelho.

O jogo do Atlético-MG: aposta na velocidade

Como o América se comportou muito bem na marcação, principalmente pelo meio-campo, o Galo apostou na velocidade de seus jogadores, entre eles Ademir e Zaracho. As principais chances da equipe ocorreram quando os dois escaparam pelos lados do campo.

Alê x Jair: clima esquentou no clássico

Os ânimos se exaltaram entre os volantes Jair e Alê no primeiro tempo. Aos 34, após lance no meio-campo, os dois jogadores se estranharam. O volante americano apontou o dedo no rosto do atleticano, que foi para cima. Ambos foram amarelados pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima. Três minutos depois, Alê fez falta dura em Jair. Os jogadores do Galo - inclusive os do banco - fizeram pressão pelo segundo amarelo para o americano, mas o árbitro optou por administrar o lance o advertiu verbalmente apenas.

Clássico dos amarelados

As duas equipes marcaram forte durante a partida. Apenas no primeiro tempo, seis cartões foram distribuídos pelo árbitro da partida, sendo quatro para o Atlético e dois para o América. Sobrou cartão até para o banco quando Guga se revoltou junto com os demais companheiros e pediu pela expulsão de Alê no lance com o Jair.

Lei do ex passou em branco

As duas equipes tinham jogadores que defenderam os lados opostos. Pelo América, o lateral Patric e o zagueiro Maidana tiveram passagens recentes pelo Galo. Já o Alvinegro tem à disposição Ademir, que deixou o Coelho no início deste ano para se transferir para a Cidade do Galo. No entanto, nenhum deles balançou as redes do clássico.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA 0 x 2 ATLÉTICO-MG
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 12/02/2022 (sábado)
Hora: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Ricardo Junio de Souza e Pablo Almeida da Costa
Cartões amarelos: Zé Ricardo, Alê, e Juninho (América) Jair, Nathan Silva. Allan e Guga (Atlético)
Gols: Guilherme Arana, aos 26 do segundo tempo, e Savarino, aos 37 minutos do segundo tempo (Atlético)

AMÉRICA-MG: Jori; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, Éder e Marlon; Zé Ricardo (Juan Ramírez), Juninho, Lucas Kal e Alê (Rodriguinho); Henrique Almeida (Matheusinho) e Wellington Paulista. Técnico: Marquinhos Santos

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Godín, Guilherme Arana; Allan, Jair (Sávio), Zaracho (Keno); Nacho (Réver); Ademir (Savarino) e Hulk. Técnico: Toni Mohamed