Topo

Gol do título na Champions e no Mundial: conheça Kai Havertz, do Chelsea

Havertz comemora gol do Chelsea contra o Palmeiras no segundo tempo da prorrogação  -  Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Havertz comemora gol do Chelsea contra o Palmeiras no segundo tempo da prorrogação Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/02/2022 16h49

Apesar de ter somente 22 anos, o alemão Kai Havertz pediu para bater o pênalti que deu o título mundial ao Chelsea. A bola estava com o capitão do time, Azpilicueta, mas o pedido do jovem jogador foi atendido. Ele respirou fundo e caminhou para a bola com tranquilidade, deslocando o goleiro Weverton com um chute de perna esquerda. 2 a 1 no placar e jogo definido.

"É maravilhoso. Após sermos campeões europeus somos campeões mundiais. Acho que nós merecemos muito vencer esse jogo. Eu estava nervoso, tenho que ser honesto. É um grande pênalti. Foi bom que eu mantive os nervos sob controle. Eu sou o terceiro (batedor oficial), mas era o único que estava em campo. Os outros jogadores me deram confiança", disse ele, após a partida.

Decisões, porém, são costumeiras para o jogador. Foi ele quem fez o gol do título da Champions League, em maio do ano passado, e que permitiu ao time estar presente na decisão do Mundial de Clubes. A carreira do jogador começou na Alemanha, num clube chamado Alemannia Mariadorf, quando tinha somente quatro anos de idade. Ele mudaria de time aos 10 anos, já galgando os próximos passos da carreira no Alemannia Aachen.

No Bayer Leverkusen, seu último clube de infância e onde jogava antes de ir ao Chelsea, foi que Havertz deu o grande salto de vida, para além de ser um jogador canhoto com muita habilidade. Ele era um dos menores jogadores do time, mas cresceu bastante e teve de readaptar o seu estilo. Ele também dividia a rotina com os estudos e, aos 17 anos de idade, teve de ficar fora de uma partida contra o Atlético de Madrid, pela Champions League, para fazer uma prova de geografia na escola.

Em 2020, ele foi comprado pelo Chelsea por cerca de 85 milhões de euros, como uma aposta do então técnico Frank Lampard. Os números da temporada, se considerados isoladamente, podem não empolgar tanto o torcedor: na temporada 20-21, ele disputou 45 jogos, fez nove gols e distribuiu seis assistências. Na temporada atual, são 28 jogos, seis gols e três assistências. Conta a favor do alemão, porém, a conquista de dois títulos importantes na história do clube.

"Ele não parecia nervoso, mas claro que estava. Você não tem como não estar nervoso em um momento como esse. Estou feliz por ele", elogiou o técnico Thomas Tuchel.

Neste sábado, Havertz atuou durante os 120 minutos pela equipe e cravou seu nome nas conquistas importantes do clube.