Topo

Barcelona marca no último minuto e empata com o Espanyol na La Liga

Pedri, do Barcelona, na partida contra o Espanyol - Reprodução/Twitter/Barcelona
Pedri, do Barcelona, na partida contra o Espanyol Imagem: Reprodução/Twitter/Barcelona

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/02/2022 19h00

Barcelona e Espanyol empataram em 2 a 2 em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol, disputada no Estádio Cornellà-El Prat, na Espanha. Darder e Raúl de Tomás marcaram para o time da casa enquanto Pedri e Luuk de Jong descontaram para a equipe de Xavi.

Com esse resultado, o Barcelona manteve a sequência de oito jogos seguidos sem perder e se manteve na 4ª colocação, com 39 pontos somados, enquanto o Espanyol se manteve próximo à zona do rebaixamento, na 13ª posição, com 28 pontos.

Na próxima rodada da La Liga, o Barcelona encara o Valência, no dia 20, às 12h15, enquanto o Espanyol pega o Sevilla, no mesmo dia, às 10h.

Pedri e a oportunidade única

Pedri só teve uma oportunidade de chutar no gol de Diego López ao longo dos 90 minutos, e com apenas um minuto de jogo não desperdiçou. Na primeira e única oportunidade dele no jogo, conseguiu abrir o placar e colocar o Barça em vantagem no clássico da Catalunha.

Adrià Pedrosa desaparece em campo

Pedrosa, do Espanyol, pouco apareceu durante o jogo e graças à falta de pontaria do Barcelona não tornou sua atuação da noite desastrosa. Perdeu 86% das bolas que chegaram aos seus pés e em nada conseguiu contribuir com o time, ficando quase zerado nas estatísticas.

Espanyol toma susto e se recupera

O Espanyol tomou um susto com menos de um minuto de jogo quando sofreu o gol marcado por Pedri, do Barcelona. Demorou para se recuperar e sofreu investidas de todos os lados nos primeiros 30 minutos de jogo de Gavi, Traoré e Ferran Torres até conseguir encaixar jogadas de contra-ataque e reagir para igualar o marcador antes do fim do primeiro tempo.

Na volta para a segunda etapa sofreu um novo susto ao sofrer gol do Barcelona marcado por Gavi, mas anulado pelo VAR. Depois disso organizou o meio campo com as entradas de Melamed e Morlanes e conseguiu virar a partida com gol de Raúl de Tomás, mas sofreu gol do empate no último minuto da partida em um vacilo defensivo.

Barcelona aposta na pressão e perde ritmo

O Barcelona apostou na pressão para tentar matar logo o jogo nos primeiros minutos. Com 1 minuto e 20 segundos conseguiu abrir o marcador. Depois disso continuou pressionando a defesa adversária para ampliar, embora conseguisse furar o bloqueio defensivo, não conseguia acertar a pontaria. Como consequência, cansou e não conseguiu acompanhar os contra-ataques e sofreu o gol do empate.

No segundo tempo, teve um gol anulado e sentiu o segundo gol sofrido, depois disso não conseguiu mais emplacar jogadas e passou longe do gol rival que fechou sua zona defensiva para segurar o placar. O Barça só conseguiu furar o bloqueio no último minuto da partida com Luuk de Jong.

Sem vitórias em 2022

O Espanyol tentou mostrar para os torcedores que a noite seria diferente, mas não conseguiu conquistar sua primeira vitória do ano. A equipe ainda não sabe o que é vencer em 2022, acumulando dois empates e quatro derrotas. A última vitória foi contra o Valencia pela Copa del Rey, no dia 31 de dezembro de 2021.

Piqué supera Puyol

Piqué com 594 jogos pelo Barcelona superou seu antigo companheiro de equipe Carles Puyol no número de jogos. O recorde atual é de Lionel Messi, com 778 e o segundo lugar é ocupado pelo técnico e ex-jogador Xavi Hernández, com 767.

Gerard Piqué tenta cabeceio em jogo do Barcelona contra o Espanyol pelo Campeonato Espanhol - PAU BARRENA/AFP - PAU BARRENA/AFP
Gerard Piqué tenta cabeceio em jogo do Barcelona contra o Espanyol pelo Campeonato Espanhol
Imagem: PAU BARRENA/AFP

Cronologia

O Barcelona abriu o placar com gol de Pedri com um minuto de jogo e manteve pressão em duas oportunidades seguidas aos 13 e aos 14, mas perdeu o ritmo de jogo e sofreu o empate aos 39 com gol de Darder. Na volta do segundo tempo, mais uma vez o Barça tentou sair na frente, mas teve o gol de Gavi aos 10 minutos anulado pelo VAR. O Espanyol conseguiu passar à frente do marcador aos 19, com gol de Raúl de Tomás e segurou o resultado até os últimos minutos, mas Luuk de Jong conseguiu igualar o marcador aos 51.

FICHA TÉCNICA
ESPANYOL 2 X 2 BARCELONA

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Espanhol
Data: 13/02/22
Local: Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona
Hora: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Alejandro José Hernández Hernández
Cartões amarelos: Bare, Puado (ESP); Piqué, Eric García, Nico González (BAR)
Cartões vermelhos: Piqué (BAR); Melamed (ESP)
Gols: Pedri (BAR), aos 1' do primeiro tempo (1-0); Darder (ESP), aos 39' do primeiro tempo (1-1); Raúl de Tomás (ESP), aos 19' do segundo tempo (2-1); Luuk de Jong (BAR), aos 51 do segundo tempo.

Espanyol: Diego López, Vidal (Calero), Sergi Gómez, Cabrera, Pedrosa, Bare (Morlanes) (Mérida), Herrera, Tonny Vilhena (DarderMelamed), Darder, Raúl de Tomás e Puado. Técnico: Vicente Moreno.

Barcelona: Ter Stegen, Dest, Ronald Araújo (Eric García), Piqué, Alba (Ousmane Dembélé), Busquets, Pedri (Luuk de Jong), Frenkie de Jong (Pierre-Emerick Aubameyang), Adama, Ferrán Torres e Gavi (Nicolás González). Técnico: Xavi.