Topo

Carioca - 2022

Fluminense vence a Portuguesa com gol de Cano e vira líder do Carioca

Cano comemora com Arias o gol do Fluminense na vitória sobre a Portuguesa, pelo Carioca - Mailson Santana/Fluminense FC
Cano comemora com Arias o gol do Fluminense na vitória sobre a Portuguesa, pelo Carioca Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/02/2022 18h03

O Fluminense venceu a Portuguesa e assumiu momentaneamente a liderança do Campeonato Carioca. O resultado por 1 a 0, com gol de Germán Cano, levou o tricolor a alcançar 15 pontos e ultrapassar o Vasco. A manutenção do primeiro lugar depende do jogo de hoje, às 20h, entre o cruz-maltino e o Botafogo.

A vitória do Flu no Nilton Santos — a quinta seguida na Taça Guanabara — veio mesmo com o técnico Abel Braga poupando os titulares, dando uma rodagem à equipe. Por isso que Cano foi titular, assim como outros jogadores que renderam muito bem, caso de Jhon Arias e Calegari. O atacante argentino, cara nova em 2022, chegou ao segundo gol com a camisa tricolor na temporada.

Na próxima rodada, o Flu visita o Nova Iguaçu, quarta-feira, às 21h35, no Luso-Brasileiro. Já a Lusa recebe o Boavista, na quinta-feira, às 16h, no mesmo estádio.

Quem foi bem

O lado direito do Fluminense foi o melhor setor do time na partida. E muito disso deve-se ao volume de jogo que Calegari conseguiu imprimir no jogo. Marcando pressão, apoiando muito e até usando a força no braço para jogar na área a cobrança de lateral que resultou no gol de Cano. No primeiro tempo, Calegari chegou a acertar o travessão em um belo chute de fora da área.

John Arias lamenta chance perdida na partida entre Fluminense e Portuguesa pelo Carioca - Peter Ilicciev/Agencia Enquadrar/Estadao Conteudo - Peter Ilicciev/Agencia Enquadrar/Estadao Conteudo
John Arias lamenta chance perdida na partida entre Fluminense e Portuguesa pelo Carioca
Imagem: Peter Ilicciev/Agencia Enquadrar/Estadao Conteudo

Arias também foi muito bem no jogo, embora tenha perdido duas chances claríssimas. Na dinâmica da partida, ele deu trabalho com velocidade e se movimentou muito bem. Os dribles também incomodaram. Mas as oportunidades desperdiçadas impediram que o placar fosse mais elástico. No primeiro tempo, ele teve mérito de pressionar o goleiro Carlão e bloquear um chute na saída de bola adversária. A bola sobrou para o tricolor, mas o goleiro se recuperou e evitou o gol. Na etapa final, mais uma vez Arias ficou cara a cara com Carlão, mas a finalização foi defendida. O tamanho da decepção, apesar da boa atuação, ficou estampado na expressão de Arias ao ser substituído por Willian Bigode. Abel Braga deu um abraço para confortá-lo.

Quem foi mal

O meia Nathan destoou do restante da equipe e mostrou que ainda não está nas melhores condições físicas e técnicas. Não foi tão criativo e as chances de finalização que teve foram mal executadas. Não por acaso foi substituído aos 31 minutos do segundo tempo, quando Abel Braga buscava um gás a mais para o time, inserindo Luiz Henrique.

Atuação do Fluminense

O Fluminense, como um todo, se portou muito bem na partida. Mesmo em um primeiro tempo no qual passou em branco, a perspectiva de vitória estava clara pela forma com o tricolor criou chances. Era questão de tempo até que o gol saísse.

A ressaltar positivamente, o sistema com três zagueiros propiciou uma liberdade aos dois alas. A questão é que, lá na frente, a conexão com Cano demorou a acontecer. O centroavante passou a primeira etapa sumido, apesar das oportunidades que o Flu, coletivamente, criou.

O desempenho da Portuguesa

A aposta da Lusa era a bola aérea. Foi assim que os principais lances de perigo do adversário do Flu nasceram. Uma brecha ou outra na área deram calafrios ao torcedor. Sobretudo no primeiro tempo. O goleiro Fábio, no entanto, não precisou fazer defesas tão complicadas. A Portuguesa se mostra um time organizado, que pode projetar um Carioca tranquilo em relação ao rebaixamento.

Galera exalta Ganso

Paulo Henrique Ganso só foi a campo aos 45 minutos do segundo tempo. Mas assim que o técnico Abel Braga o chamou à beira do campo e a galera percebeu que o meia iria a campo, a resposta imediata foi cheia de carinho. O pessoal gritou o nome de Ganso, dando aquele apoio moral, quando o jogo já estava resolvido.

Cronologia de jogo

A vitória do Fluminense foi justa, diante do que o time criou diante da Portuguesa. Mas o primeiro tempo teve placar zerado, já que a pontaria não estava em dia. Arias e Calegari poderiam ter aberto o placar. Mas isso só aconteceu aos 13 minutos do segundo tempo, quando o ala tricolor lançou o lateral na área. A raspada de cabeça fez com que a bola sobrasse para Cano. Sagaz. ele girou rápido e bateu de canhota, sem chance para Carlão. Na comemoração, claro, ele fez o L, de Lorenzo. Já é tradicional.

Já em dificuldades, a Portuguesa não teve forças para reagir. As tentativas de contra-ataque foram muito bem neutralizadas pela defesa do Flu, que esteve em bom dia. David Duarte, Manoel e Luccas Claro, em geral, fizeram um jogo seguro.

Ficha técnica

Fluminense 1 x 0 Portuguesa
Data: 13/02/2022
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito e Raphael de Almeida Tavares dos Reis
Quarto Árbitro: Matheus Carneiro Torres
Cartões amarelos: Leandro Amaro, Sidney (Portuguesa)
Gols: Cano, aos 7'/2ºT (1-0)

Fluminense: Fábio, David Duarte, Manoel e Luccas Claro; Calegari, Nonato (Yago Felipe), Martinelli e Cris Silva; Nathan (Luiz Henrique); Jhon Arias (Willian Bigode) e Germán Cano (Ganso). Técnico: Abel Braga.

Portuguesa: Carlão, Watson, Marcão, Leandro Amaro e Sanchez; Victor Feitosa (Sidney), Patrick (Júnior Pirambu), Jhonnatan, Maikinho (Cafu) e Romarinho; Bruno Santos. Técnico: Marcus Grippi