Topo

Técnico do Chelsea relata drama por covid antes da final do Mundial

O técnico do Chelsea, Thomas Tuchel, antes da decisão do Mundial de Clubes entre Chelsea e Palmeiras - Matthew Childs/Reuters
O técnico do Chelsea, Thomas Tuchel, antes da decisão do Mundial de Clubes entre Chelsea e Palmeiras Imagem: Matthew Childs/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/02/2022 12h54

No último sábado (12), Thomas Tuchel esteve na beira do gramado do estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, comandando sua equipe, como de costume. No entanto, o técnico foi um reforço de última do Chelsea para a final do Mundial contra o Palmeiras, já que ele chegou nos Emirados Árabes Unidos na véspera da partida.

Uma semana antes da final, o clube inglês anunciou que o treinador alemão tinha contraído covid-19 e que não viajaria com o elenco para a disputa do torneio. Ele ficou de seguir os protocolos de isolamento e se juntar à delegação dos Blues quando estivesse livre da doença e caso desse tempo.

"Não foi legal assistir à semifinal no escritório pela tela. Como treinador, você quer estar na linha lateral [junto do time]", contou Tuchel, ao site do Chelsea. Na vitória da equipe por 1 a 0 sobre o Al Hilal, da Arábia Saudita, o alemão foi substituído pelo assistente Zsolt Low.

O técnico relatou que viveu um drama até testar negativo para a covid e conseguir embarcar para os Emirados Árabes Unidos. "Eu estive várias vezes no caminho de ida e depois de volta do aeroporto. Quando estava dirigindo, fui chamado de volta porque um teste não deu negativo", comentou.

"[Depois] Finalmente consegui", acrescentou. Tuchel se juntou ao elenco dos Blues na véspera da partida, mas não chegou a tempo de participar do último treinamento. "Realizei as reuniões no dia do jogo e tentei fazer as coisas normalmente para preparar o time para o adversário", disse.

Na final, o Chelsea venceu o Palmeiras por 2 a 1, na prorrogação, com gols de Lukaku e Kai Havertz - Veiga, de pênalti, descontou para o Palmeiras. O comandante do Chelsea ainda disse que a equipe estava tranquila antes da decisão.

"Estávamos calmos antes do jogo. Tentamos acalmar o time e dizer a eles que jogar futebol é uma oportunidade fantástica e que todos os jogadores do mundo estavam com inveja. E que tantos garotos sonham em um dia estar em esta definitiva, lembramos a nós mesmos que todos nós fomos esses meninos", concluiu.

Thomas Tuchel foi anunciado pelo Chelsea em janeiro de 2021. Pelos Blues, ele venceu o título da Liga dos Campeões e da Supercopa da UEFA. Ele foi eleito pela entidade europeia como o melhor treinador da temporada passada.