Topo

FIFPro: Pesquisa aponta que maioria dos atletas é contra Copa a cada 2 anos

Jogadores da França levantam o troféu de campeão da Copa do Mundo da Rússia - Shaun Botterill/Getty Images
Jogadores da França levantam o troféu de campeão da Copa do Mundo da Rússia Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/02/2022 12h30

Uma pesquisa da FIFPro, organização que representa a nível mundial jogadores de futebol profissionais, divulgada nesta terça-feira, mostrou que 75% dos atletas preferem jogar a Copa do Mundo de 4 em 4 anos, ao invés do Mundial acontecer a cada dois anos — como está nos planos da Fifa.

O estudo foi realizado em novembro do ano passado entre profissionais de futebol masculino após a proposta da FIFA para que a competição fosse disputada a cada dois anos. Foram mais de 1.000 atletas de cerca de 70 nacionalidades escutados.

Os dados publicados apontam que 77% dos jogadores na Europa e Ásia preferem um Mundial a cada quatro anos, número que na América ronda os 63% e na África os 49%. O resto divide-se entre um ciclo de dois ou três anos.

De acordo com secretário-geral da FIFPRO, Jonas Baer-Hoffmann, a pesquisa mostra que a maioria dos futebolistas têm uma clara preferência por disputar o Mundial a cada quatro anos

"É evidente que o valor que os jogadores atribuem ao futebol internacional continua a ser significativo. O Mundial, no seu atual ciclo de programação, ocupa sistematicamente um lugar destacado nas preferências dos jogadores em todos os mercados de jogo", disse Jonas na nota do estudo.