Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Mbappé encara o próprio futuro em duelo contra o Real Madrid na Champions

Mbappé tem 21 gols em 29 jogos nesta temporada e é o vice-artilheiro do Campeonato Francês - REUTERS/Benoit Tessier
Mbappé tem 21 gols em 29 jogos nesta temporada e é o vice-artilheiro do Campeonato Francês Imagem: REUTERS/Benoit Tessier

Do UOL, em São Paulo

15/02/2022 04h00

A grande história do mercado europeu de transferências ganha um capítulo especial às 17 horas (de Brasília) de hoje (15), no gramado do Parque dos Príncipes, em Paris. A quatro meses de decidir se prefere PSG ou Real Madrid, Kylian Mbappé entra em campo para um confronto importantíssimo entre os dois clubes, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

A permanência ou não de Mbappé é um assunto velho e ao mesmo tempo atual no PSG. Tudo aponta para a saída do atacante ao final desta temporada, quando seu contrato também termina: ele recusou as propostas de renovação, admitiu que pediu para sair em junho passado e nunca escondeu de ninguém a vontade de atuar pelo Real Madrid.

Desde janeiro, Mbappé pode assinar pré-contrato com quem ele quiser, e não são poucos os jornais europeus que já dão como certo o acordo com o Real Madrid —até o salário já vazou, supostamente R$ 300 milhões ao ano. Parece só restar a oficialização, que estaria sendo mantida sob sigilo justamente para evitar um conflito de interesses como esse, em um confronto irreversível e inadiável no mata-mata da Champions.

A possível transferência deixou o clima tão ruim para Mbappé em Paris que até uma ameaça de morte foi pichada em um mural que o homenageia, no mês passado. Em outra ocasião, uma menina de oito anos passou a ser atacada nas redes sociais por pedir a permanência do jogador no PSG.

Mbappé, porém, evita dar tudo como certo. "Não, minha decisão não está tomada, e jogar contra o Real muda muita coisa. Mesmo estando livre para fazer o que quiser agora, não vou falar com o adversário ou fazer esse tipo de coisa. Estou focado em vencer o Real Madrid, tentando fazer a diferença, e depois veremos o que acontece", afirmou na semana passada.

A disputa pelo jogador criou inclusive alguma animosidade entre os clubes. Acostumado a contratar, desta vez o PSG foi forçado a se sentar do outro lado da mesa e não tem gostado nada disso. O clube nem sequer respondeu às propostas de até R$ 1,1 bilhão por Mbappé e está em posição bastante delicada na negociação. "[Este aliciamento] deveria ser punido, é uma falta de respeito", reclamou recentemente o diretor esportivo Leonardo.

Os sinais de Mbappé no Real Madrid são fortes, mas no PSG há quem acredite que os próximos meses podem ter uma influência grande na decisão do jogador. O camisa 7 sonha em jogar no clube merengue desde criança, isso está posto e não há muito o que o PSG possa negociar no plano dos sonhos, mas mal não vai fazer se o time tiver um bom desempenho na temporada, quem sabe eliminando o próprio Real da Champions.

Mbappé nunca venceu o Real

O duelo de hoje é o quarto da carreira de Mbappé contra o clube espanhol, e o retrospecto até aqui não é bom para ele. Os dois primeiros foram nas oitavas de final da edição 2017-18, em que o Real venceu o PSG duas vezes: ele foi discreto no jogo de ida e perdeu grande chance na volta, cara a cara com Keylor Navas (hoje seu companheiro em Paris). No jogo mais recente, na fase de grupos da edição 2019-20, o camisa 7 fez um gol e ajudou o PSG a buscar um empate no Bernabéu após ter ficado dois gols atrás.