Topo

Grêmio

Sob olhar de Roger, Grêmio é sufocado pelo União-FW e perde invencibilidade

Jander abriu o placar para o União, ainda no primeiro tempo. Grêmio levou 3 a 1 aos 25 do segundo tempo - Renato Padilha/AGIF
Jander abriu o placar para o União, ainda no primeiro tempo. Grêmio levou 3 a 1 aos 25 do segundo tempo Imagem: Renato Padilha/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

16/02/2022 20h59

Acabou a invencibilidade do Grêmio na temporada. E acabou sem margem para dúvida. Hoje (16), o União Frederiquense fez 3 a 1, em Frederico Westphalen, em jogo da sétima rodada do Campeonato Gaúcho. A partida foi a primeira do time após a demissão de Vagner Mancini, mas ainda sem Roger Machado à beira do campo. O novo treinador acompanhou o jogo de um camarote do estádio e assistiu a uma atuação cheia de erros defensivos e pouca criatividade no ataque.

Jander abriu o placar, Elias empatou de pênalti, e no segundo tempo o time da casa fez mais. Eliomar anotou 2 a 1 e Laion ampliou. Aos 25, o placar já era de 3 a 1. Antes do término, o União-FW teve outras chances.

Até então, o Grêmio acumulava quatro vitórias e dois empates no Gauchão. Sendo três vitórias e um empate com o time principal. O clube segue com 14 pontos e pode até perder a liderança com resultados paralelos.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o São Luiz, sábado (19). O jogo na Arena do Grêmio vai marcar a reestreia de Roger Machado como treinador gremista. No mesmo dia, o União Frederiquense vai a Bagé enfrentar o Guarany.

Quem foi bem: Laion

O camisa 11 fez o terceiro gol do jogo, mas antes ajudou a levar o União-FW à frente. Com drible, velocidade, criou dificuldades ao Grêmio desde o início.

Quem foi mal: Villasanti

Paraguaio ganhou oportunidade de iniciar o jogo, mas não aproveitou. Discreto, ficou longe de ajudar a construir jogadas e foi incapaz de ajudar a defesa. Saiu no início da etapa final e ouviu vaias de torcedores presentes no estádio

Quem decepcionou: Nicolas

Autor de duas assistências contra o Aimoré e o gol de empate contra o Juventude, lateral esquerdo começou a partida e não foi nada bem. O raro momento de destaque foi na etapa final, com um cruzamento que não acabou em conclusão por erro do ataque.

Interino mexe em todos os setores

Cesar Lopes teve autonomia para armar a equipe do Grêmio e fez trocas por escolha e necessidade. Sem Benítez e Ferreira, lesionados, o meio-campo teve a marcação reforçada com Bitello, volante da base, ao lado de Thiago Santos e Villasanti. No ataque, Elias ocupou o lugar de Diego Souza, preservado. E na defesa, Gabriel Grando voltou a atuar depois de revezamento com Brenno.

Pênalti não marcado e outro assinalado

No início do jogo, o Grêmio pediu pênalti em toque de mão dentro da área. Mesmo a poucos metros do lance, o quarto árbitro não ajudou a arbitragem a marcar a penalidade clara. Minutos depois, Rildo caiu na área e a falta foi assinada. Elias cobrou e marcou para o time gremista.

Grêmio falha atrás no jogo todo

A escalação com três volantes não resolveu a vida do Grêmio. Durante todo o jogo, o time sofreu com as investidas do União Frederiquense. Erros de posicionamento e individuais geraram panes diante de Gabriel Grando. A linha de defesa formada por Orejuela, Rodrigues, Bruno Alves e Nicolas se mostrou frágil nos duelos e na velocidade.

União não faz o óbvio

Time do interior, na parte debaixo da tabela e contra um grande capital. Sinal de retranca? Não no caso do União Frederiquense. A equipe criou, foi à frente e pressionou o Grêmio pelos lados. Teve uma boa chance com bola rolando e abriu o placar depois de insistir e ver a defesa adversária marcar bobeira. A postura fora do óbvio manteve o duelo aberto.

FICHA TÉCNICA:

UNIÃO-FW 3 x 1 GRÊMIO
Competição: sétima rodada do Campeonato Gaúcho
Data e hora: 16/02/2022 (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília)
Local: Arena União Frederiquense, em Frederico Westphalen (RS)
Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn
Auxiliares: José Eduardo Calza e Conrado Bittencourt Berger
Cartões amarelos: Thiago Santos e Rodrigues (GRE); Marquinhos (UFW)
Gols: Jander, aos 24 minutos do primeiro tempo (UFW); Elias, aos 28 minutos do primeiro tempo (GRE); Eliomar, aos 2 minutos do segundo tempo (UFW); Laion, aos 25 minutos do segundo tempo (UFW)

UNIÃO-FW: Marcão; Cristian, Talis Silva, Cleiton, Jander (Igor); Igor Silva, Marquinhos, Eliomar (Menezes), Joãozinho (Buzatto) e Laion (Iuri); Daivison (Anderson Magrão). Técnico: Daniel Franco

GRÊMIO: Gabriel Grando; Orejuela, Rodrigues, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Lucas Silva), Villasanti (Gabriel Silva), Bitello; Janderson (Vini Paulista), Rildo (Fernando Henrique) e Elias (Churín). Técnico: Cesar Lopes (interino)

Grêmio