Botafogo encara Resende em meio a mudanças e elenco sob análise de Textor
O Botafogo encara o Resende, hoje (17), pelo Campeonato Carioca, em jogo que pode se encaixar no velho clichê do "mostrar serviço". Em meio às mudanças no departamento de futebol do Alvinegro, que está em transição para a SAF, a nova diretoria avalia o elenco e há a previsão de mudanças. O confronto, no Nilton Santos, será às 18h.
O Glorioso, com 13 pontos, tenta a vitória para se manter na briga pela liderança. Já o Resende, com cinco pontos, visa deixar a parte inferior da tabela.
A última semana do Botafogo foi para lá de agitada, com grandes mudanças no comando do time, na gestão do futebol e com impactos também em contratos já alinhados de patrocínio e fornecimento de material esportivo.
Enderson Moreira foi demitido e, enquanto um novo nome não é anunciado, Lucio Flávio vai comandar a equipe interinamente. André Mazzuco chegou para ser o novo diretor executivo de futebol e Eduardo Freeland, que ocupava a função, embarcou para Londres (ING) para se encontrar com o John Textor para alinhar um projeto envolvendo as categorias de base.
Enquanto ainda indica uma timidez no mercado da bola, o Alvinegro faz avaliações dos jogadores que já estão no elenco. Textor já externou a ideia de criar um time B, e o grupo pode ter mudanças drásticas até o Campeonato Brasileiro.
Segundo o UOL Esporte apurou, a análise é de que há diversos jogadores que não se encaixam no escopo imaginado pelo empresário, e já há, inclusive, alguns nomes na berlinda.
Novo head scout do clube, Alessandro Brito, que estava no Atlético-MG, foi apresentado ontem (16), por meio de um vídeo na BotafogoTV, e indicou um olhar para o mercado sul-americano.
"Agradeço o convite de estar neste processo inovador, de criar esse centro de informação, onde seremos responsáveis por toda a parte de mercado, captação, desempenho, criar um departamento de dados. A expectativa ela é alta e vamos trabalhar muito para alcançar os resultados previstos. A ideia do departamento é a gente conseguir globalizar a parte de scout, de mercado, ser um Botafogo muito forte na América do Sul, junto aos outros clubes que pertencem ao grupo", disse.
A ideia é concretizar a chegada do novo comandante a General Severiano o mais rapidamente possível para que tais questões de mercado também possam andar, uma vez que as investidas vão caminhar lado a lado aos projetos da comissão técnica para o time — o português Luis Castro é um dos nomes em pauta.
Por outro lado, a torcida vive a expectativa por um rosto já conhecido. Os alvinegros aguardam o retorno do meia Chay. Recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, realizada em dezembro, o camisa 14, um dos destaques da campanha do título da Série B do ano passado, pode fazer a estreia na temporada.
Rival conta com primo do Messi
Uma das armas do Resende neste Campeonato Carioca é o meia argentino Emanuel Biancucchi, de 33 anos. Primo de Lionel Messi, do PSG, da França, ele é cria do Newell's Old Boys, da Argentina, e, no futebol brasileiro, tem passagens também por Bahia, Vasco, Ceará e Vila Nova. Ele acertou com o Resende no fim do ano passado e, neste Estadual, fez o gol da vitória sobre o Nova Iguaçu, na segunda rodada.
Irmão de Emanuel, Maxi Biancucchi também já defendeu clubes do Brasil, tendo vestido as camisas de Flamengo, Vitória, Bahia e Ceará.
Parceria com Lyon
Enquanto o Botafogo está em transição para a SAF, o Resende tem em vigor uma parceria com o Lyon, da França. A movimentação, inclusive, teve participação de Durcesio Mello, atual presidente alvinegro, como publicado pelo UOL Esporte no ano passado.
Empresário do ramo da gastronomia, Durcesio Mello foi um dos maiores investidores e também CEO da Pelé Academia, projeto lançado em 2016, que é encabeçado pelo Rei do Futebol e consiste em um centro de treinamento para jovens jogadores em parceria com o Resende.
Em junho de 2019, o Lyon, da França, fechou uma parceria com a Pelé Academia para auxiliar o Resende no desenvolvimento de talentos. O clube francês implantou a metodologia de formação, e, em troca, tem prioridade na transferência de jogadores desenvolvidos no CT. Desde então, a camisa alvinegra ganhou tons de azul e vermelho.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO x RESENDE
Competição: Campeonato Carioca, sétima rodada
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 17 de fevereiro de 2022, quinta-feira
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Fabiana Nobrega Pitta
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu, Jonathan Silva; Luiz Fernando (Ronald), Barreto, Breno, Raí; Matheus Nascimento, Erison. Técnico: Lucio Flávio (interino)
RESENDE: Jefferson Luís; Juninho, Joanderson, Heitor, Douglas, Alan Cardoso; João Felipe (Khevin), Felipe Souza, Emanuel Biancucchi; Igor Bolt, Macena. Técnico: Sandro Sargentim
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.