Topo

Messi perde 1 a cada 4 pênaltis e tem pior média entre os melhores do mundo

Messi teve pênalti defendido por Courtois na última terça-feira (15), nas oitavas de final da Champions - REUTERS/Gonzalo Fuentes
Messi teve pênalti defendido por Courtois na última terça-feira (15), nas oitavas de final da Champions Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 04h00

O pênalti perdido por Lionel Messi na terça-feira (15) não foi exceção. O argentino pode até ser o melhor jogador de sua geração, como muitos defendem, mas cobrar pênaltis não é muito com ele. O UOL Esporte comparou os números com outros nove craques do futebol mundial, e o argentino tem a pior média de acertos de todos eles (veja a comparação mais abaixo).

Messi converteu 108 dos 139 pênaltis que cobrou na carreira, o equivalente a 77,4% de acerto. Ele perde praticamente uma a cada quatro cobranças, o que o coloca na última posição entre dez grandes craques que também são cobradores: Haaland e Lewandowski têm as médias mais impressionantes considerando toda a carreira, seguidos por Jorginho e Lukaku, ambos do Chelsea, e três outros atacantes: Benzema, Mo Salah e Cristiano Ronaldo. Até mesmo Neymar e Mbappé, seus companheiros no PSG, têm média de acerto melhor que a de Messi.

Messi voltou a desperdiçar um pênalti nesta semana, no segundo tempo do jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. O Paris Saint-Germain jogava melhor e estava em cima do Real Madrid, mas o placar estava zerado. O argentino ficou frente a frente com Courtois, o goleiro caiu no canto certo e defendeu a cobrança. Sorte de Messi que Mbappé fez o gol da vitória no último minuto.

Antes do erro no Parque dos Príncipes, Messi havia acertado quatro pênaltis. Sua cobrança perdida mais recente até então havia sido em maio, ainda pelo Barcelona, na temporada passada. Considerando os últimos 12 meses, ele converteu seis dos nove pênaltis que bateu (66% de acerto).

Dos dez jogadores citados, Messi foi o segundo que mais cobrou pênaltis na carreira — o que faz sentido, considerando a idade de todos eles. Em tese este seria um atenuante para os números ruins de Messi, afinal, sua amostragem é maior, mas o caso é que o argentino cobrou 41 pênaltis a menos do que Cristiano Ronaldo, por exemplo, e cometeu o mesmo número de erros (31).

Assim como Messi, Salah também perdeu o último pênalti que cobrou, em 28 de dezembro, na derrota do Liverpool para o Leicester por 1 a 0 no Campeonato Inglês. Cristiano Ronaldo também perdeu uma cobrança recente, no último dia 4: desperdiçou no tempo normal, depois converteu na disputa de pênaltis, mas o Manchester United acabou eliminado da Copa da Inglaterra pelo Middlesbrough.