Topo

OPINIÃO

Perrone: 'Saiu tudo como Corinthians desejava para aliviar sua defesa'

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 04h00

Com a atuação destacada do 'quinteto fantástico' na vitória por 3 a 0 sobre o São Bernardo, nesta quarta-feira (16) pelo Paulistão, o Corinthians viu um de seus principais problemas ficar de lado. Como o ataque do time do ABC pouco incomodou, a defesa alvinegra, que acumulou falhas nas últimas partidas, passou ilesa.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone destacaram como a vitória sobre o São Bernardo foi fundamental para o sistema defensivo corintiano ganhar moral. Eles ainda apontaram o que pode ser feito para o time não sofrer tantos sustos e ficar sujeito a falhas.

"Se eu fosse treinador, era exatamente isso o que eu pediria para os deuses do futebol: não deixar a bola chegar na defesa, que precisava recuperar a confiança. A zaga não vinha fazendo boas apresentações e precisava disso, de um momento em que não fosse tão exigida e desse uma acalmada", comentou Perrone.

Para o colunista do UOL, enfrentar um adversário que não criou tantas jogadas de perigo serviu para dar confiança aos jogadores da defesa alvinegra. "Em termos de posicionamento, eles foram bem. Foi tudo como o Corinthians realmente precisava para dar um alívio para essa defesa", disse. Vitão acrescentou: "Hoje [ontem], não deu para avaliar a defesa. O São Bernardo quase não chegou."

Sobre a formação defensiva, Vitão aprovou a escolha do técnico interino Fernando Lázaro ao escalar Fábio Santos como titular. Para o jornalista, o veterano lateral-esquerdo se encaixou melhor à formação com o 'quinteto fantástico', composto por Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Róger Guedes.

"A surpresa da escalação, para mim, foi o Fábio Santos, que ainda joga mais do que o Piton. Se fosse um jogo de Libertadores ou mata-mata, seria o Fábio Santos que jogaria. Ele compõe melhor a linha de quatro. Com tanto jogador bom na frente, é mais importante um lateral que marque do que um que chegue no apoio", avaliou Vitão.

Perrone fez um alerta: o Corinthians ainda precisa de um volante marcador, exatamente para dar uma maior proteção à defesa diante de rivais com um ataque mais poderoso. "Falta o cinco. Tem que ter o primeiro volante clássico ali. Sem ele, não se sabe como o time vai reagir quando pegar um adversário de mais pegada ofensiva", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será no sábado (19), logo após a partida contra o Botafogo-RP pelo Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.