Topo

Quem é o reforço bombadão do Barça que besunta os braços antes dos jogos

Adama Traoré, do Barcelona, tenta escapar da marcação em jogo contra o Napoli, pela Liga Europa - Eric Alonso/Getty Images
Adama Traoré, do Barcelona, tenta escapar da marcação em jogo contra o Napoli, pela Liga Europa Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/02/2022 16h50

Contratado no fim de janeiro junto ao Wolverhampton, por empréstimo, o meia-atacante Adama Traoré tem sido um dos destaques positivos do Barcelona nas últimas apresentações. O jogador espanhol de 26 anos atuou em três partidas até aqui, e participou de gols em todas elas; nas duas primeiras, deu assistências: no 4 a 2 sobre o Atlético de Madri e no 2 a 2 com o Espanyol, ambas pelo Campeonato Espanhol.

Ele também foi titular no empate de hoje (17) contra o Napoli, por 1 a 1, pela Liga Europa, e deixou o campo na metade do segundo tempo para a entrada de Dembélé. Antes disso, aos 11min da etapa final, ele deu um cruzamento que resultou em pênalti, já que a bola bateu na mão do brasileiro Juan Jesus. Ferran Torres cobrou e converteu.

Mas além do bom futebol apresentado, Adama Traoré tem chamado atenção por outras peculiaridades. O meia-atacante, por exemplo, já revelou que passa óleo nos braços antes das partidas. O motivo? Escapar dos marcadores.

Adama Traoré, ainda jogando pelo Wolverhampton, passa óleo no braço antes de jogo da Premier League - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

"Era segredo, mas agora já se sabe. Coloco por causa das faltas, para não me agarrarem. E para evitar lesões nos ombros", disse ao jornal As em uma entrevista de 2020 concedida após sua estreia na seleção espanhola em um amistoso contra Portugal.

Adama nasceu em Barcelona, mas é filho de pais malinenses. O atacante abriu mão de convocação pela seleção africana e hoje defende as cores da Espanha.

"A convocação do Mali foi pelas minhas origens africanas, e agradeço muito por terem se lembrado de mim. Mas eu me sinto espanhol, porque nasci em Hospitalet e sempre joguei com as seleções de base da Espanha", justificou.

O físico bombadão é outra particularidade que impressiona. Mas acredita que ele não faz musculação? Segundo ele, trata-se apenas de genética.

"Não faço musculação porque, devido à minha genética, ganho muito volume muito rapidamente. Trabalho fora do campo para melhorar fisicamente e estar em melhores condições para competir. Não faço sessões de musculação", explicou.

O próprio Barça brincou com o porte físico do atleta ao anunciá-lo como reforço: "mais forte do que nunca".

Extremamente veloz em campo, Adama disse ainda que gostaria de testar a sua agilidade em outro cenário: uma corrida. "Nunca participei de uma prova de 100 metros. Eu gostaria. Com o GPS, me dizem que corro em grande velocidade. É parte do meu jogo e utilizo essa característica para tirar proveito", complementou.

Revelado pelo próprio Barcelona, Adama Traoré vinha atuando no futebol inglês desde a temporada 2015/16. Jogou por Aston Villa, Middlesbrough e Wolverhampton, seu último clube antes do Barça.